COMBATE À PANDEMIA
Camilo deve anunciar nesta sexta as medidas do novo decreto governamental
Por Marcelo - Em 18/06/2020 às 8:13 PM
O governador Camilo Santana afirmou na noite desta quinta-feira (18), que amanhã haverá uma ampla reunião com as equipes de especialistas da saúde do Estado e poderá anunciar as medidas que serão adotadas no próximo decreto que passa a valer na próxima segunda-feira, com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Ceará.
Após a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no Ceará desta quinta, com representantes de 29 instituições públicas e privadas, que a taxa de transmissão do vírus no Estado caiu de 2,4 em meados de março e, esta semana, reduziu para 0,8. Ou seja, cada pessoa contaminada transmite o vírus para menos de um indivíduo.
“São dados importantes, que nos estimulam, pois estamos diminuindo a pandemia no Ceará e nos orientam a tomar as decisões importantes. Amanhã, os secretários de Saúde do Estado e de Fortaleza, Dr. Cabeto e Joana Maciel, além de epidemiologistas, farão uma coletiva para apresentar os resultados da primeira fase da pesquisa de soroprevalência, com 3.300 amostras, que é a maior pesquisa já realizada em todas as cidades do Brasil e terá mais duas fases, chegando a 9.900 pessoas testadas”, disse.
Com isso será possível saber qual o percentual de fortalezenses que já tiveram o vírus e já criaram anticorpos. Essa é uma informação muito importante para que as autoridades governamentais possam tomar as diversas decisões, inclusive de flexibilização e abertura na capital cearense.
Essa mesma pesquisa será realizada em Sobral, onde os casos estão em elevação, assim como outras cidades do interior do Estado. Apesar disso, o Ceará já contabiliza mais de 65 mil pessoas recuperadas e que foram salvas da Covid-19 em todo o Estado.
Para finalizar, o chefe do Executivo estadual informou que amanhã será iniciada a distribuição de cinco milhões de máscaras para as prefeituras cearenses, destinadas a famílias de baixa renda. “Continuamos na luta com muito trabalho e vamos superar este desafio”, disse Camilo Santana.
Assista ao vídeo: