Camilo e Sarto dizem que medidas a setores específicos serão adotadas e que drive thrus poderão funcionar 24 horas
Por Marcelo - Em 05/02/2021 às 7:12 PM
O governador Camilo Santana e o prefeito José Sarto anunciaram, no fim da tarde desta sexta-feira (5), novas medidas em relação ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e que está na fase final a elaboração do decreto governamental com relação ao Carnaval, mas já avisando que não haverá feriado nem ponto facultativo este ano.
“Já acordamos com o comércio, a indústria, os serviços vão funcionar normalmente, porque queremos evitar qualquer tipo de evento e aglomeração durante essa período. Lembrando que todas essas decisões têm sido tomadas para reduzir a velocidade de transmissão do vírus, principalmente na capital cearense”, disse Camilo.
Já o prefeito de Fortaleza ressaltou que as equipes de saúde – tanto do poder municipal quanto estadual – já estão tomando providências no sentido de ampliar a rede Covid, tanto os leitos de enfermaria, quanto de UTI, caso exista necessidade. E o mesmo está sendo feito no interior do Estado.
O chefe do Poder Executivo estadual lembrou que um setor que vem sofrendo forte impacto durante a pandemia, devido aos decretos de restrição de circulação de pessoas e horários de funcionamento é o de eventos, assim como o de bares e restaurantes. Por causa disso, na próxima semana serão anunciadas novas medidas importantes, específicas para esses setores.
Camilo também ressaltou que nas próximas horas o Ministério da Saúde deve anunciar o horário da chegada de mais 115 mil doses de vacinas para a campanha de imunização no Ceará. Várias medidas já foram adotadas para ampliar os pontos de vacinação em todo o Estado, principalmente idosos acima de 75 anos.
“Aqui em nossa cidade temos seis grandes macrorregiões e em todas elas vamos instalar drive thrus para facilitar, pois já temos 51 mil idosos acima de 75 anos cadastrados. Vamos priorizar esse público e com a quantidade de vacinas que vão chegar deveremos zerar esse público”, explicou José Sarto.
E lembraram que após uma reunião com os presidentes da FIEC, Ricardo Cavalcante; do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola, e CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, ficou definido que além da vacinação em domicílio, serão contratados taxistas e motoristas de aplicativos para levar esses idosos aos drive thrus, visando acelerar esse processo de vacinação.
Finalizam que apesar do processo de imunização estar ocorrendo, a pandemia ainda está afetando de maneira elevada todo o Estado e, portanto, é necessário tomar todos os cuidados, como lavar as mãos regularmente, usar máscaras e evitar aglomerações.
Veja o vídeo:
https://www.facebook.com/camilosantana/videos/168341908145096