INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA
Camilo lança programa de assistência à saúde de pessoas com deficiência no CE
Por Marcelo - Em 03/12/2020 às 7:44 PM
O Governo do Ceará lançou nesta quinta-feira (3), o Programa de Assistência à Saúde das Pessoas com Deficiência. A iniciativa foi anunciada pelo governador Camilo Santana justamente na data em que é marcada pela luta mundial da categoria. A ação vai promover junto ao público-alvo cadastro, censo, formação profissional e implantação de oficinas-escolas em órteses e próteses.
“Esse programa vai possibilitar a inserção e integração das pessoas com deficiência nas políticas públicas, especialmente na saúde. O programa vai fazer a diferença principalmente para as pessoas que moram no Interior e muitas vezes se deslocam até a Capital. Vamos poder planejar para as pessoas receberem assistência, seja a órtese, prótese, cadeira de rodas, medicamento, na sua região”, disse Camilo Santana.
A ação faz parte do Programa de Modernização da Saúde e governador ressaltou que o projeto vai viabilizar também um ganho econômico para as pessoas com deficiência. “Uma outra questão é criar uma economia no entorno dessa área da saúde no interior com as próteses, a recuperação, manutenção. A ideia é capacitar essas pessoas com deficiência para fazer esse trabalho lá mesmo, inclusive utilizando as nossas policlínicas”.
Será mapeado o quantitativo de pessoas com deficiência no Estado através de um cadastro e promovido um censo para obter informações detalhadas sobre esse universo. Haverá capacitações para a elaboração, adaptação e manutenção de órteses e próteses com a implantação de oficinas-escolas, possibilitando emprego e renda à pessoa com deficiência, reabilitação, maior autonomia e garantia de inclusão social.
O Governo do Ceará já possui uma série de ações voltadas para as pessoas com deficiência, como o programa Praia Acessível, o Centro de Profissionalização Inclusiva em Fortaleza e as cinco Residências Inclusivas de Acolhimento. Recentemente, o Estado lançou as brinquedopraças com brinquedos inclusivos. Outra ação importante foi com o Bolsa Atleta para paradesportistas, além do passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência.