BOA EXPECTATIVA
Camilo quer início da vacinação e diz que recuperação econômica está em alta
Por Marcelo - Em 17/12/2020 às 2:21 PM
O governador Camilo Santana garantiu na manhã desta quinta-feira (17), que o mundo inteiro está trabalhando no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. E que o programa de imunização ocorrerá também no Brasil, terá um controle rigoroso da Anvisa, pois o País tem um dos maiores programas de vacinação, contra várias doenças, do planeta.
“Qualquer vacina que será utilizada no Plano Nacional de Imunização terá toda a segurança, eficácia e garantia para toda a população do Ceará e do Brasil. O Ministério da Saúde assinou memorandos e acordos com vários laboratórios e a partir de 15 de janeiro a previsão é que cheguem 15 milhões de doses e 30 dias depois seja iniciada a vacinação. E no primeiro semestre devem ser 100 milhões de doses e o Ceará vai receber 1,7 milhão de doses da vacina da Universidade de Oxford e AstraZeneca, depois de validada pelos órgãos competentes”, disse.
Ele ressaltou, durante entrevista à TV Verdes Mares, que o importante, neste momento, é garantir a vacinação da população, para que todos possam voltar à normalidade. “É importante uma união de todos os 26 estados e o Distrito Federal. Queremos que a primeira vacina disponível, validade, registrada, com toda a segurança, seja utilizada para imunizar a população brasileira, o mais rápido possível”.
E afirmou que as medidas adotadas para o período festivo são necessárias, devido ao aumento de casos registrados no Ceará, no Brasil e no mundo, principalmente entre as pessoas mais jovens, e as aglomerações. “Este momento de final de ano é de confraternizações, mas estamos limitando para evitar o aumento da transmissão, principalmente entre os mais idosos”, salientou o chefe do Executivo estadual.
Lamentou, também, o número de mentiras, de fake news, que têm sido colocadas nas redes sociais, às vezes com objetivos políticos. “O meu interesse é garantir a segurança da população cearense. Confio na ciência, confio nos especialistas, e todas as medidas que tenho tomado são a partir dessa orientação. A decisão é minha, mas sempre a partir da ciência e da orientação que os meus especialistas passam, para resguardar e proteger a população cearense”, asseverou Camilo.
Sobre a economia, afirmou que o Ceará foi um dos estados que primeiro iniciou a retomada econômica, de forma planejada. E agora tem se destacado com os resultados do crescimento econômico nos últimos meses. “Inclusive na geração de empregos. Vamos terminar o ano com um saldo positivo de empregos. E o Governo tomou várias medidas para proteger as pessoas, como o pagamento das contas de água e energia das famílias mais vulneráveis do Ceará, o Vale-Gás, antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância, distribuição de chips aos alunos da rede pública, vamos comprar tablets, para garantir a conectividade, dentre outras. E, principalmente, garantir o investimento público em diversos setores”, afirmou.
E disse que pretende manter algumas dessas medidas de incentivo em 2021, destacando o setor de eventos, que tem sofrido muito com a pandemia de Covid-19. Sobre o retorno às aulas presenciais foi enfático. “Está tudo planejado, programado para o retorno às aulas a partir de fevereiro. Mas vamos garantir a opção de aulas remotas. Todas as nossas escolas estão sendo preparadas para receber os alunos. Esse ano foi desafiador para o mundo inteiro, mas somos um povo resiliente e somente juntos poderemos superar este momento. Já foram 240 mil pessoas recuperadas aqui no Ceará. Em 2021, com a vacina, vamos retomar a normalidade e fazer o Ceará crescer”, concluiu Camilo Santana.