HOMENAGEM NO BNB
Camilo Santana afirma que o Nordeste pode ser o maior produtor global de H²V
Por Marcelo - Em 19/07/2023 às 9:19 PM
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, recebeu nesta quarta-feira (19), em concorrida solenidade que lotou o Auditório Celso Furtado, na sede do Banco do Nordeste (BNB), a comenda Político-Institucional concedida pela instituição financeira de desenvolvimento regional, por todo o seu trabalho e empenho em prol do setor educacional no território cearense e, agora, nacional. Também foram agraciados o professor titular aposentado do departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), Jorge Jatobá, com a comenda Acadêmica, e a empresária e presidente do grupo Grupo Aguilar Lima Empreendimentos Turísticos, Maria Aparecida Damacena Aguilar, da Bahia, com a comenda Empresarial.
Em seu discurso de agradecimento, Camilo falou sobre a resiliência e o esforço que o Nordeste empregou ao longo das últimas décadas para se desenvolver, pois há muitas desigualdades regionais no País. “Mas o Nordeste mostrou o seu potencial e suas grandes vocações. E há um setor em que apostei muito quando era governador, o Paulo (Câmara) apostou e o Elmano (Freitas) está apostando, que é a transição energética, pois o Nordeste já é o maior produtor de energias renováveis do Brasil. E temos condições de ser o grande produtor de Hidrogênio Verde (H²V) do mundo. Isso significa distribuição de riqueza, geração de oportunidades, de desenvolvimento. O presidente Lula está empolgado com isso, várias empresas do mundo inteiro procurando o Nordeste brasileiro, pela nossa localização, pelo nosso sol e nossos ventos”, afirma.
Ele salientou que o Nordeste terá um papel importante nesse processo, que será transformador do ponto de vista econômico e social nos próximos anos. O BNB é um banco de desenvolvimento, parabenizando os programas Agroamigo e Crediamigo, que levam o crédito orientado aos pequenos empreendedores das zonas urbanas e rurais dos nove estados nordestinos, além do Norte dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. E que é um grande orgulho ter um Banco do Nordeste desse porte no Brasil. Também compuseram a Mesa de Honra da cerimônia a senadora Augusta Brito e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
“O presidente Lula tem conduzido este País com muita energia. O Brasil voltou a ter esperança, a economia volta a crescer, a inflação está caindo, o emprego voltando, gerando esperança para os brasileiros. Nunca imaginei chegar onde cheguei e estar nesse cargo, hoje, eu considero o mais importante da minha vida, pois sou de uma geração que acredita que o grande caminho para construir um país melhor, com futuro para as pessoas é a educação, pois ela liberta e transforma. Vou me dedicar como cearense, como nordestino, e quero muita parceria com o BNB, pois estamos longe de atingir todos os indicadores do Plano Nacional de Educação, mas vamos estar juntos para fazer da educação pública desse País um exemplo para o mundo inteiro”, destaca Camilo Santana.
Aniversário
O presidente do BNB lembrou que a cerimônia comemora os 71 anos de uma história marcada por dedicação, resiliência e compromisso com o desenvolvimento regional, além de reduzir desigualdades. “O Nordeste possui 28% da população do País, mas detém menos de 14% da renda nacional. Uma distorção a ser superada com engajamento de todo agente público e lideranças regionais. A busca contínua pela evolução e reinvenção é parte do nosso DNA. Compreendemos as necessidades do nosso povo e adaptamos nossos serviços ao modelo atual de desenvolvimento territorial, focado na sustentabilidade. Como instituição financeira comprometida com o desenvolvimento sustentável, o BNB tem olhado para o futuro, desempenhando um papel crucial ao financiar projetos de energia limpa na região, que á abençoada para geração de energia solar e eólica, e o banco tem sido um parceiro estratégico para viabilizar esses empreendimentos, mantendo em seu radar oportunidades reais relacionadas ao Hidrogênio Verde, que desponta como gerador de riquezas. Esse investimento em energias renováveis não apenas impulsiona o crescimento econômico da região, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e a mitigação das mudanças climáticas. Temos convicção plena de que o Banco do Nordeste tem a vocação de ser protagonista da transição energética desse País”, ressalta Paulo Câmara.
Finalizando a cerimônia, o governador do Ceará disse que a população nordestina tem de dizer “muito obrigado” ao Banco do Nordeste, pela capacidade de elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da região. E que tem muitos familiares que trabalham na instituição que trabalha em prol da expansão nordestina. “Quando a gente discute algo referente ao setor financeiro, a gente vê números. Mas no depoimento da empresária Maria Aparecida, vemos gente, transformação de vida. Imagino que no dia a dia de trabalho numa agência, talvez alguns não tenham a dimensão do que representa a oportunidade que o BNB já deu, está dando e tenho absoluta convicção de que continuará a fazer, garantindo oportunidade a milhares de cearenses e nordestinos. O trabalho de todos aqueles que trabalham nas agência do Banco do Nordeste é a porta de realização de sonhos e muito deles o banco já ajudou a se concretizar”, completa Elmano de Freitas.