AÇÕES BILATERAIS
Camilo Santana assina acordos com a França em Educação, mídia e Amazônia
Por Marcelo - Em 30/03/2024 às 11:04 AM
O titular do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana, destacou em suas redes sociais a união entre Brasil e França por um projeto educacional mais eficaz e desenvolvido em conjunto. Junto com o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, assinou o documento que vai permitir trazer ao Brasil a experiência do Centro de Articulação do Ensino e das Mídias de Informação (CLEMI).
A assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, e o CLEMI é uma instituição do governo francês, referência mundial no tema da educação midiática e do combate à desinformação. “Com isso, vamos colocar novos conteúdos pedagógicos digitais de qualidade à disposição de centenas de milhares de profissionais da educação básica brasileira“, afirma.
Além disso, juntamente com os ministros Luciana Santos e Mauro Vieira, assinou também o acordo que marca o relançamento do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica. Essa instituição, que inicialmente foi concebida em 2008, vai reunir recursos dos dois países para pesquisas na área da biodiversidade e da sustentabilidade.
“A Capes, agência do MEC, fará parte do Conselho Binacional, por meio do qual procuraremos fomentar a ciência produzida nas universidades e nos institutos federais da Região Norte do nosso País. O terceiro dos instrumentos diz respeito somente ao MEC. Chegamos a um acordo com o governo francês para fomentar a mobilidade dos profissionais da educação dos dois países, nas duas direções, em prol do ensino do francês no Brasil e do português na França“, completa Camilo Santana.