TURISMO E DESENVOLVIMENTO
Camilo Santana assina decretos criando três áreas de preservação ambiental
Por Marcelo - Em 28/06/2021 às 5:24 PM
O governador Camilo Santana assinou na tarde desta segunda-feira (29), os decretos estaduais criando três unidades de conservação ambiental localizadas na região do Cariri e dos Sertões de Crateús. O objetivo principal é promover o desenvolvimento turístico e sustentável daquelas áreas do Estado.
Situada entre Crateús, Poranga e Ipaporanga, está a Área de Preservação Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, com 63,32 hectares, para disciplinar o uso e ocupação do solo, visando garantir a preservação ambiental da área, mas com a possibilidade de instalação de equipamentos de exploração turística.
Também foi criado o Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, com 3.680 hectares entre Crateús e Poranga, que já conta com cerca de R$ 10 milhões de um fundo especial para exploração turística, com o objetivo de proporcionar a geração de empregos e renda. Isso porque, no local, há uma riqueza de flora, fauna e recursos arqueológicos, que vão atrair milhares de turistas para a região.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, lembrou que quando Camilo Santana assumiu seu primeiro mandato o Estado tinha 24 unidades de conservação e, ao concluí-lo, serão 41 unidades, nos quais existem 17 planos de manejo. Destacou, ainda, que o parque do Cânion Cearense do Rio Poti possui inúmeras belezas naturais e até mesmo inscrições rupestres.
O prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado, destacou que a criação das duas unidades ambientais representa a realização de um grande sonho para os moradores do município de Crateús, que este ano completa 189 anos de emancipação política, pois possibilita a atração turística e o desenvolvimento daquela região.
Também participaram da solenidade, no Palácio da Abolição, os prefeitos de Ipaporanga e Poranga, Mário Pereira e Carlos Antônio, bem como a assessora especial do Governo do Ceará, Janaína Farias, e os deputados estaduais Walter Cavalcante, Tin Gomes, Gilvan Mota e Queiroz Filho.
Região do Cariri
Na sequência, Camilo Santana e Artur Bruno, junto com o prefeito e o vice-prefeito do Crato, José Aílton e André Barreto, respectivamente, assinaram o decreto criando a Área de Relevante Interesse Ecológico Riacho da Matinha, com 6,94 hectares, com o objetivo de promover a manutenção de remanescentes dos ecossistemas estaduais.