Ministro da Educação

Camilo Santana descarta candidatura presidencial e reforça apoio a Lula para 2026

Por Redação IN Poder - Em 15/01/2025 às 4:52 PM

5cc76f02 46e3 4ce6 B745 F26c6668f5d6

Foto: Divulgação

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afastou qualquer possibilidade de disputar a Presidência da República em 2026, apesar de ter sido mencionado em recente pesquisa do Instituto Paraná. O levantamento, que simulou cenários sem Lula e Bolsonaro, posicionou Camilo com 6,9% das intenções de voto. “Todo o meu foco está em ajudar o presidente e o Brasil na educação. Esse é o meu objetivo”, declarou o ex-governador do Ceará.

Camilo reiterou que sua prioridade é a gestão no Ministério da Educação e reafirmou o apoio à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. “O meu candidato à reeleição chama-se Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou, descartando qualquer intenção pessoal de concorrer ao cargo. Segundo o levantamento, o cenário sem Lula e Bolsonaro apontou empate técnico entre Ciro Gomes e Tarcísio de Freitas, ambos com 27,8%.

Outros nomes do PT também foram testados, como Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann, mas lideranças do partido têm reiterado que Lula será o candidato em 2026. Em simulações com o presidente na disputa, ele mantém a liderança em diversos cenários, com percentuais próximos a 35%.

A pesquisa ainda destacou cenários envolvendo Michelle Bolsonaro, que aparece como alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro em algumas situações. Em um hipotético segundo turno contra Lula, a ex-primeira-dama empata com o atual presidente. O levantamento sinaliza um cenário polarizado para 2026, com partidos como União Brasil e MDB buscando espaço na corrida eleitoral.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder