RESPONSABILIDADE SOCIAL
Camilo Santana destaca a relevância do ‘Projeto Formação Médica para o Brasil’
Por Marcelo - Em 12/12/2023 às 2:33 PM
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou nesta terça-feira (12), a importância de trabalho em conjunto e ações em prol da melhoria da qualidade da saúde oferecida à sociedade brasileira, nos mais diferentes territórios, ressaltando que é uma prioridade do MEC garantir formação humanizada e de qualidade aos médicos de todo o País. Por esse motivo, o Governo Federal, realizou o lançamento do ‘Projeto Formação Médica para o Brasil: onde estamos e para onde vamos? Um olhar comprometido com a responsabilidade social no século XXI’.
“Tendo em vista as necessidades do nosso povo e do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo sobretudo a população mais vulnerável. Com o lançamento do ‘Projeto Formação Médica para o Brasil’, realizado em Brasília pelos ministérios da Educação e da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde (OPS) e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), vamos fortalecer, ainda mais, ações que aprimorem a formação dos médicos e médicas“, afirma Camilo Santana.
Participaram do evento, ainda, a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho; o presidente da ABEM, Sandro Schreiber; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Isabela Pinto, além de Mozart Júlio Tabosa, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais.
O papel da educação médica brasileira é central para que os profissionais de saúde sejam providos de modo alinhado às necessidades do Sistema Único de Saúde e dos cidadãos brasileiros. O debate deste tema e o desenvolvimento das iniciativas relativas à expansão e qualificação da educação médica serão prioridade no âmbito do projeto com a participação e colaboração das distintas entidades, profissionais e pesquisadores que se dedicam a este campo.