Hospital da UECE
Camilo Santana e comitiva vistoriam as obras do Hospital Universitário do Ceará
Por Pompeu - Em 22/11/2021 às 2:24 PM
Acompanhado do senador Cid Gomes; de deputados federais; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do secretário da Saúde, Marcos Gadelha; e demais autoridades, governador Camilo Santana fez uma visita técnica às obras do Hospital Universitário do Ceará, na manhã desta segunda-feira (22).
Na ocasião, o governador reafirmou a importância do equipamento para unir e ampliar ensino, pesquisa e serviço em saúde. Com R$ 274,7 milhões em investimento, o complexo hospitalar está sendo construído em uma área de 79,5 mil m² dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, em Fortaleza.
“É um hospital terciário, de alta complexidade, com ensino e pesquisa integrados ao hospital, que será o primeiro hospital universitário estadual, vinculado ao curso de medicina da Uece, que é um dos melhores cursos de medicina do País”, afirmou Camilo Santana.
O complexo hospitalar integra a Plataforma de Modernização da Saúde, conduzida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Iniciada em janeiro deste ano, a obra está com cerca de 30% de execução, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Ao todo, serão 655 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Apresentando o desenvolvimento da obra aos presentes, Camilo Santana explicou que, atualmente, estão sendo gerados mais de 400 empregos diretos e mil indiretos. Quando concluído, o equipamento será o maior hospital público do estado do Ceará e um dos maiores hospitais universitários do Norte e Nordeste do Brasil.
Para isso, a unidade concentrará todas as especialidades médicas, ofertando serviços entre consultórios médicos e odontológicos; diagnóstico por imagem; ambulatórios e laboratórios; enfermarias pediátricas e adultas. O hospital prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Ceará.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, afirmou que o entorno do complexo hospitalar receberá melhorias. “Fortaleza tem o privilégio de sediar esse equipamento que vai, integrado com os nossos equipamentos, propiciar um melhor acesso. O governador falou da reestruturação viária, porque uma das condicionantes para um bom equipamento hospitalar é ter acessibilidade garantida, fluida e fácil. Aqui, no campus da Uece, além de ser epicêntrica, o governador já está licitando uma série de vias para facilitar esse acesso”.
Na oportunidade, Camilo Santana agradeceu aos parlamentares cearenses que doaram emendas de bancada para a construção do hospital. “Agradecer também aos parlamentares que estão presentes e aos que não puderam vir, que colocaram emendas de bancada, que são responsáveis pelas obras estruturantes que vai servir ao povo cearense”, reforçou.
Presente na visita, o senador Cid Gomes falou sobre a importância da atuação coletiva dos parlamentares cearenses. “A bancada do Ceará, por sua grande maioria, tem apoiado aqui esse hospital, que é um Hospital Universitário Metropolitano. Ele tem vários propósitos. A gente sabe que a deficiência de leitos de UTI, e o seu principal foco é leitos de UTI para atender a Região Metropolitana. Ele também atende nas demandas na área de obstetrícia, pediatria e nas mais diversas áreas com internações para Região Metropolitana de Fortaleza. Ele ajuda na formação de profissionais e estudantes que cursam medicina na Universidade Estadual do Ceará”.
Comitiva
Estiveram presentes os deputados federais André Figueiredo; Domingos Neto; Eduardo Bismarck; Genecias Noronha; Idilvan Alencar; José Guimarães; Júnior Mano; Leônidas Cristino; Mauro Filho; Pedro Bezerra; e Robério Monteiro.
Também compareceram à visita os secretários Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Chagas Vieira, da Casa Civil; a assessora especial do governador, Janaina Farias; e gestores da Saúde do Ceará.