QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL
Camilo Santana inaugura a 122ª escola de ensino profissionalizante no Ceará
Por Marcelo - Em 30/12/2020 às 7:29 PM
O governador Camilo Santana entregou nesta quarta-feira (30), de forma virtual, 122ª Escola Estadual de Educação Profissional. com transmissão pelas redes sociais, a EEEP Vereador José Batista Filho, no município de Alto Santo, fruto de um investimento de R$ 15 milhões oriundos dos governos Estadual e Federal.
“Não tínhamos nenhuma escola profissionalizante antes de 2007. Agora, o aluno faz a grade curricular normal do Ensino Médio em um período e no outro ele faz um curso profissionalizante. São 52 cursos distribuídos de acordo com a vocação de cada região. E o Ceará tem um diferencial, no último semestre o aluno recebe uma bolsa paga pelo Estado para fazer um estágio em uma empresa ou instituição. Isso é um estímulo para o aluno poder ter a experiência de trabalhar na área que ele escolheu”, informou.
Atualmente, 6 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 17 mil estudantes. A nova escola atenderá também aos alunos das cidades de Potiretama e Iracema, vizinhas a Alto Santo. O transporte será disponibilizado em parceria do Estado com as prefeituras.
A EEEP ofertará quatro cursos técnicos: Massoterapia, Informática, Comércio e Têxtil. O prédio tem capacidade para receber até 540 estudantes, das 7 às 17 horas. São 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.
Há mais de uma década o Ceará mudou a forma de planejar e executar as ações educacionais e os resultados vêm sendo obtidos a cada ano. A vice-governadora e ex-secretária da Educação, Izolda Cela, enfatizou o sentimento de tratar a educação com a importância que ela merece. E a inauguração ocorreu um dia após o anúncio da convocação dos 2.500 professores aprovados no último concurso do Estado, mostrando ser uma das prioridades do Governo do Ceará.
“Isso mostra ao povo cearense e ao Brasil a importância que o Ceará dá à educação. O Estado tem procurado avançar e garantir oportunidades. Eu e a Izolda somos de uma geração que acredita que para transformar o caminho é através da educação. Ela liberta, dá oportunidade de caminhos iguais. Esse gesto tem um simbolismo muito forte. O Ceará tem se destacado porque trata a educação como uma política continuada”, completou Camilo Santana.