DEBATE NA TV CIDADE
Candidatos focam esforços em segurança, educação e desenvolvimento econômico
Por Marcelo - Em 30/08/2022 às 1:17 PM
Os três principais candidatos ao Governo do Ceará nas Eleições 2022: Roberto Cláudio (PDT), Capitão Wagner (União Brasil) e Elmano Freitas (PT), apresentaram suas propostas durante o debate do Grupo Cidade de Comunicação, o primeiro realizado nesta campanha eleitoral, na noite desta segunda-feira (29), que durou uma hora e meia. Apesar de estratégias diferenciadas, todos destacaram que é preciso continuar promovendo melhorias na saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico.
Roberto Cláudio
O candidato pedetista mostrou como diferencial, em relação aos demais concorrentes, a sua experiência em gestão pública, adquirida durante os dois mandatos como prefeito de Fortaleza e como presidente da Assembleia Legislativa. Na área da segurança pretende realizar um trabalho sério. “Diferentemente dos dois outros candidatos, tenho experiência, demonstrei resultado e posso prometer com autoridade. Quero fortalecer a segurança por um lado e, do outro, cuidar da criança e do nosso jovem cearense”, disse.
Na saúde, propõe a construção de cinco hospitais regionais do câncer, para que as pessoas que residem no interior não precisem se deslocar até a Capital. Além disso, pretende investir para as unidades hospitalares funcionarem plenamente, aliviando as filas de espera para exames, consultas e cirurgias, sobretudo na Região Metropolitana.
Roberto Cláudio planeja apoiar os municípios no Ensino Fundamental, desenvolvendo, desde esse período, capacitações para a área da economia digital. Para ele, essa é uma medida para reduzir a evasão escolar, proporcionando, ainda, oportunidade para que esses jovens possam ingressar, desde cedo, no mercado de trabalho. Outro caminho a ser seguido é a valorização dos professores.
Disse, ainda, que deseja construir um ciclo novo de prosperidade e oportunidades, que se conecte com o povo, com novas ideias e novas práticas para gerar emprego e renda. “Capacitar o jovem que não trabalha e nem estuda, reduzir a fila de cirurgias, dar um novo passo na educação. Gerir a segurança com verdade e transparência, defendendo o povo cearense com os pés no chão”, completou Roberto Cláudio.
Capitão Wagner
Já o candidato da UB destacou que não precisa de padrinho político para se fazer conhecido, que sua trajetória se baseia em muito trabalho e a segurança pública foi o seu destaque. “O Ceará, nos últimos 16 anos, teve a perda da vida de 52 mil cearenses. As facções tomaram conta de nossas comunidades. Vamos implementar no Ceará o sistema de inteligência, com estratégia e pulso firme”, afirmou.
Disse que a saúde pública não pode desprezar as instituições filantrópicas. “Hoje as Santas Casas de Misericórdia passam por grande dificuldade não só no Ceará mas no Brasil todo. Enquanto se investiu R$ 110 milhões em um hospital de campanha e R$ 10 milhões apenas no Hospital Batista, este último atendeu o dobro do número de pacientes que atendeu o de campanha”, lembrou.
E ressaltou propostas em outras áreas, entre elas, melhorias na mobilidade urbana. “De forma objetiva e clara defendemos o passe livre entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Prometer que o passe livre será dentro dos municípios, exige uma relação com as prefeituras, que precisa ser respeitada”, disse Capitão Wagner.
Elmano Freitas
O candidato do PT prometeu construir mais três hospitais regionais, além de concluir o Hospital Universitário do Ceará (HUC), na Uece, com 655 leitos. “Vamos fazer os hospitais regionais das regiões Centro-Sul, do Maciço de Baturité e Inhamuns/Crateús“, asseverou, além de ampliar a oferta de serviço nas unidades já existentes (hospitais regionais do Cariri, Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Norte).
Pretende fazer 100% das escolas em tempo integral e ampliar os Centros Cearenses de Idiomas que ofertam cursos gratuitos de inglês, francês e espanhol. Na segurança, promete colocar em funcionamento o CISP, que vai integrar as inteligências da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. E quer fortalecer a Polícia Civil, criando coordenadorias de inteligência em todo o Estado, para asfixiar financeiramente as organizações criminosas.
Para gerar emprego e renda à população cearense, o petista enxerga nos novos mercados uma oportunidade para dar ao povo trabalho digno e qualificado. “Quero abraçar essa juventude para termos uma nova economia do Ceará. A economia da energia renovável, da tecnologia e da informação, da economia criativa, da cultura”, detalhou Elmano Freitas.