primeira-dama do Ceará
Capitaneado por Lia de Freitas, Ceará Sem Fome ultrapassa 1 milhão de refeições entregues desde o início das cozinhas do programa
Por Redação IN Poder - Em 26/10/2023 às 12:02 PM
O Ceará Sem Fome ultrapassou, nesta quarta-feira, 25, o total de 1 milhão de refeições distribuídas desde a abertura da primeira cozinha do programa, em 4 de setembro de 2023. Ao todo, no acumulado do período, foram 1.045.969 marmitas entregues a pessoas em situação de extrema pobreza no estado. No total, já são 816 Unidade Sociais Produtoras de Refeições em funcionamento, sendo 280 em Fortaleza e 536 no interior. O programa tem como idealizadora e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, primeira-dama do Estado.
Esse resultado positivo veio no mesmo dia quando a mensagem de lei, enviada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)e que prevê o repasse ao Tesouro Estadual de R$ 4,6 milhões para a estruturação de cozinhas, foi aprovada pelos deputados estaduais.
Lia de Freitas esteve hoje em uma cozinha na região do Cais do Porto, onde acompanhou a entrega de refeições. A primeira-dama destacou que é o potencial das pessoas, que fazem o Ceará Sem Fome, que é o combustível para fazê-lo acontecer. “Estamos com muita alegria no nosso coração, graças a vocês que abraçaram e disseram sim para o Ceará Sem Fome. E aqui eu quero agradecer a cada um e a cada uma, porque sabemos que há uma rede, que chamamos de oficial, mas há também uma rede de voluntários. Então, a gente só tem aqui a agradecer ao trabalho de vocês”, ressaltou.
A cozinha visitada por Lia pertence à Lucimeire Calandrini, ou apenas Meire, como é conhecida. Ela é moradora da região do Titanzinho, no Cais do Porto, em Fortaleza. Todos os dias a cozinha entrega 100 refeições à população mais vulnerável da comunidade. “Sinto muita felicidade. Eu sou bacharel em serviço social, mas eu gosto de fazer o social na comunidade onde moro e represento. Recebi a cozinha com muita satisfação, porque sempre foi um sonho poder dar alimentação às pessoas daqui, desde a pandemia”, revela.
O educador popular Manuel Rodrigues reforçou a fala sobre a solidariedade das pessoas estarem movendo o Ceará Sem Fome. “É importante dizer, primeira-dama, que essas pessoas estão trabalhando, aquilo que foi falado desde o início por você, que é a questão da solidariedade. É isso que está movimentando essas pessoas. Algo que é tão inerente ao ser humano”, finalizou.