Eleições 2024
Capitão Wagner declara apoio a André Fernandes no 2º turno em Fortaleza: “Nunca fiquei em cima do muro”
Por Redação IN Poder - Em 11/10/2024 às 2:41 PM
O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira, 11, seu apoio a André Fernandes (PL) na disputa pelo segundo turno da Prefeitura de Fortaleza. Wagner, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 11,4% dos votos (cerca de 159 mil eleitores), é o segundo candidato derrotado a manifestar aliança com Fernandes. Eduardo Girão (Novo) já havia declarado apoio no último domingo, 6.
Wagner afirmou que a decisão foi fruto de articulações com a direção nacional do União Brasil e com o próprio Fernandes. Ele destacou que parte de suas propostas, especialmente nas áreas de segurança pública, saúde mental e desenvolvimento econômico, será incorporada ao programa de governo do candidato do PL. “André garantiu que vai absorver esses pontos, o que foi determinante para meu apoio”, disse Wagner em live, reiterando que sua posição já estava decidida, mas dependia de alinhamentos políticos.
União Brasil libera filiados no 2º turno
Apesar do apoio explícito de Wagner e seus aliados, como o deputado estadual Sargento Reginauro e o vereador eleito Soldado Noelio, o União Brasil liberou seus filiados para seguirem o caminho que julgarem mais adequado no segundo turno. Wagner, no entanto, se comprometeu a participar ativamente da campanha de Fernandes, incluindo a gravação de vídeos para reforçar a aliança e o compromisso do candidato do PL com suas propostas.
Histórico de ataques entre Wagner e Fernandes
Durante o primeiro turno, Wagner e Fernandes protagonizaram uma série de trocas de acusações, que resultaram até em decisões judiciais de direito de resposta para ambos. A campanha de Wagner chegou a utilizar vídeos antigos de Fernandes, de quando ele era youtuber, para questionar sua “maturidade” e competência na área de segurança pública. Fernandes, por sua vez, se disse “apunhalado pelas costas”, mas no último debate antes do primeiro turno, os dois trocaram pedidos de desculpas, encerrando o clima tenso daquela fase da campanha.