ENSINO FUNDAMENTAL
Ceará alcança 97,1% das crianças do 2º ano da rede municipal alfabetizadas
Por Marcelo - Em 27/05/2024 às 8:06 PM
Um levantamento do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) aplicado no ano passado demonstrou que 97,1% das crianças cearenses matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental concluíram o ano letivo alfabetizadas. As informações foram apresentadas, nesta segunda-feira (27), pela secretária da Educação, Eliana Estrela, e pela secretária-executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace.
O estudo avaliou 100% dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, reunindo mais de 285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas. Os números demonstram que o Regime de Colaboração entre Estado e municípios permanece forte, com foco no desenvolvimento da educação de qualidade para toda a sociedade cearense. A partir dessas informações e por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa, o Paic Integral, foram construídas estratégias focadas na recomposição das aprendizagens.
Alfabetização
Os esforços do Governo do Ceará, em parceria com os municípios, promoveram melhora do cenário ainda em 2022, reduzindo para 15,4% o percentual de crianças não alfabetizadas e elevando para 84,6% a taxa de alfabetizadas ao término do 2º ano, de acordo com o Spaece. Em 2023, 97,1% dos alunos nesta etapa de ensino estavam alfabetizados. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,8%.
A avaliação do 5º ano do Ensino Fundamental é composta por teste de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2023, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nesses dois componentes, melhorou consideravelmente em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 63,8%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,9%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 48,4%.
Vale destacar que em 2022, a partir de todas as providências para a recomposição das aprendizagens, a soma do percentual de estudantes nos níveis adequado e intermediário alcançou 83,7% em Língua Portuguesa. Em 2023, esse número subiu para 86,5%. Em Matemática, saiu de 71,9%, na edição de 2022, e foi para 75,9%, em 2023, nos mesmos níveis citados.
A titular da Secretaria da Educação ressalta o empenho coletivo para o avanço nos indicadores. “Esses resultados não falam por si só, mas fazem parte de todo um trabalho desenvolvido ao longo dos anos, no chão da sala de aula. Agradeço, parabenizo e reconheço o trabalho de cada professor e servidor, tanto nas Regionais, como na Seduc (sede) e nas Secretarias Municipais de Educação. Sabemos da importância da dedicação de todo esse time valoroso. É uma honra fazer parte dessa história, que tem um simbolismo importante”, afirma Eliana Estrela.