Combate À Fome

Ceará Sem Fome: Lia de Freitas aprensenta estratégias de combate à fome para secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Por Redação IN Poder - Em 25/04/2024 às 5:10 PM

Image00017 2048x1365

Lilian dos Santos Rahal é integrante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Foto: Divulgação

A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, recebeu nesta quinta-feira, 25, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian dos Santos Rahal, para uma importante reunião no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante o encontro, Lia destacou a relevância da parceria com o MDS para fortalecer o programa Ceará Sem Fome e outras iniciativas voltadas para a área. “Essa visita traz grandes projetos de inclusão socioeconômica a partir do programa de cozinha solidária do Governo Federal, que está sendo regulamentado. Essa integração do Estado Ceará com esse programa vem trazer, também, novidades no Programa de Aquisição de Alimentos, para que a produção da agricultura familiar chegue aos beneficiários das cozinhas do Ceará Sem Fome. Mais comida de qualidade e alimentação saudável”, explicou.

Além da reunião, Lilian Rahal, acompanhada por representantes do Governo do Estado, visitou uma cozinha localizada no bairro Parque Albano, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao conhecer de perto a iniciativa, a secretária destacou a importância do Ceará Sem Fome: “Com essa experiência do Ceará Sem Fome, de reconhecer as cozinhas, espaços de fornecimento de alimentos, o Governo do Estado consegue fazer com que a comida chegue para quem mais precisa. Além disso, enxerga essas famílias, enxerga algumas necessidades específicas delas, valoriza os espaços comunitários locais que podem ser centros de convivência ou ter outras atividades, inclusive atividades culinárias ou de formação na culinária”.

A secretária ressaltou a intenção do MDS de replicar experiências como a do Ceará Sem Fome em outras regiões do Brasil. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora o país tenha registrado avanços na segurança alimentar, ainda existem desafios significativos.

“Para nós é importante olhar para essa experiência do Ceará, que é tão grande, e já chegou a tantos lugares, para ver como é que os outros estados e municípios podem se inspirar para, também, ter programas de preparação e oferta de refeições de forma gratuita. A gente tem experiência de restaurantes populares em muitos lugares, mas essa experiência [cozinhas sociais] chega de forma descentralizada”, enfatizou a secretária.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder