CENÁRIO POLÍTICO
Ceará tem 20 parlamentares na disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2024
Por Marcelo - Em 21/08/2024 às 7:19 PM
O Ceará tem 20 parlamentares concorrendo à premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco 2024, que objetiva promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá durante uma cerimônia no dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.
O público teve a oportunidade de votar via internet no período, para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada Casa Legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.
Na edição do ano passado, a senadora Augusta Brito (CE) foi a única parlamentar cearense entre os vencedores da premiação, figurando na lista dos melhores senadores do País e da região Nordeste, de acordo com a votação popular. Além de Augusta Brito, pelo Senado Federal neste ano também concorrem ao prêmio Eduardo Girão (Novo) e Janaína Farias (PT).
Da Câmara, concorrerão os deputados federais André Figueiredo (PDT), Domingos Neto (PSD), Fernanda Pessoa (União Brasil), Luiz Gastão (PSD), Mauro Benevides Filho (PDT), José Guimarães (PT), Leônidas Cristino (PDT). Também estão na disputa AJ Albuquerque (PP), Célio Studart (PSD), Danilo Forte (União Brasil), Dayany Bittencourt (União Brasil), Dr. Jaziel (PL), Idilvan Alencar (PDT), José Airton Félix Cirilo (PT), Matheus Noronha (PL), Moses Rodrigues (União Brasil) e Yury do Paredão (MDB).
Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais ‘Apoio à indústria’, ‘Clima e sustentabilidade’ e ‘Cidades inteligentes’, que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.