Idem 2023
Ceará tem as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais
Por Redação IN Poder - Em 15/08/2024 às 5:33 PM
O Ceará reafirma seu papel de destaque na educação brasileira, conforme os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (14). O estado conquistou posições de liderança em diversos rankings nacionais, com as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, em Coreaú, a unidade com o melhor desempenho do país em 2023.
O governador Elmano de Freitas celebrou os resultados expressivos obtidos pelo estado, destacando o avanço contínuo da educação cearense. “Estamos orgulhosos do desempenho do Ceará no Ideb 2023. Ocupamos o primeiro lugar nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Isso demonstra nosso compromisso constante com a melhoria da qualidade educacional”, afirmou.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Coreaú, alcançou a nota máxima de 10 no Ideb, superando em 4,3 pontos a meta estabelecida para a instituição. Das 21 escolas que atingiram a nota 10 no país, 15 estão localizadas no Ceará, evidenciando a eficiência das políticas educacionais implementadas no estado.
As 10 escolas cearenses com maior destaque nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Ideb 2023 são:
1. Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú
2. João Evangelista Da Cruz EEF – Cruz
3. Macário José De Farias EEF – Cruz
4. Renascer EEIEF – Itapiúna
5. Antônia Ferreira Dos Santos EEIEF – Mucambo
6. José Domingos De Alcântara EEIEF – Mucambo
7. Francisco Severiano Sousa EEF – Novo Oriente
8. EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
9. EEMTI Alzira Maria De Araújo – Pires Ferreira
10. Escola Leonília Gomes Parente – Pires Ferreira
Além do desempenho nos anos iniciais, o Ceará também se destacou nos anos finais do Ensino Fundamental. Entre as 10 melhores escolas do país nessa categoria, seis são cearenses, com a EMTI Francisco Ferreira Santiago, de Pires Ferreira, ocupando a primeira posição.
As seis escolas cearenses em destaque nos anos finais do Ensino Fundamental são:
1. EMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
2. ETI José Peregrino De Vasconcelos – Sobral
3. EEMTI Alzira Maria de Araújo – Pires Ferreira
4. EMEF José Brandão de Albuquerque – Jijoca de Jericoacoara
5. EEMTI Manoel Farias Mororó – Pires Ferreira
6. EEMTI Centro Educacional Rural – Pires Ferreira
O ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará, ressaltou a importância da política de colaboração entre estado e municípios como um dos pilares do sucesso educacional cearense. “O Ceará segue sendo referência nacional, demonstrando a eficácia da colaboração entre os entes federados para o avanço da educação básica. Parabenizo todos os envolvidos por esse resultado extraordinário.”
A secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, destacou o impacto das políticas educacionais na consolidação desses resultados. “O Ideb confirma que nossa parceria com os municípios produz resultados sólidos. Com o apoio do Governo do Estado, oferecemos formação continuada, material didático adaptado à nossa realidade e o sistema de avaliação Spaece, elementos-chave do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, agora ampliado para o ensino integral.”
No ranking por municípios, o Ceará também se destacou, com 20 cidades entre as 50 maiores notas do Ideb 2023 no 9º ano do Ensino Fundamental, consolidando a liderança do estado no cenário educacional do Nordeste e do Brasil.