Perspectivas
Cenário político para 2023 começa a ser desenhado
Por anamaria - Em 01/12/2022 às 3:55 PM
Com a confirmação, há 30 dias, da volta de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República, depois de quatro anos de instabilidades, o cenário político nacional, estadual e municipal para 2023 já tem começado a se formar, com o diálogo voltando a ser o carro-chefe entre os partidos.
Na Câmara Municipal de Fortaleza, por exemplo, o vereador Gardel Rolim (PDT) deve assumir a presidência da Casa, em chapa única. Resultado de articulações, o consenso foi construído em torno do atual líder do prefeito José Sarto (PDT). A Mesa Diretora contará, ainda, com cerca 40% de mulheres parlamentares.
Já na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, um acordo também ronda a formação da próxima diretoria, sendo possível uma aliança PDT-PT. Dessa forma, é possível esperar que o governador eleito, Elmano de Freitas (PT), possa começar o governo com uma base aliada consolidada, potencializada pelos diálogos com partidos que antes tinham posicionamentos distintos. Hoje a Casa é dirigida pelo deputado Evandro Leitão (PDT).
Em Brasília, por sua vez, a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está praticamente certa, uma vez que tanto o PL de Jair Bolsonaro e o PT de Lula, maiores forças da Casa, já demonstraram apoio ao PP de Lira. Assim, são aguardados pelo menos 400 dos 513 votos à reeleição do atual presidente.
A bem da verdade é que o diálogo voltou à tona no cenário político nacional, estadual e municipal, o que pode manter o Ceará em sua crescente e colocar o Brasil no caminho da reconstrução, mesmo diante de divergências.