
sessão solene
Centenário do industrial Edson Queiroz será comemorado no Congresso Nacional
Por Oceli Lopes - Em 31/03/2025 às 6:01 PM

Edson Queiroz nasceu em Cascavel/CE dia 12 de abril de 1925. Foto: Divulgação
Por iniciativa da deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil) e do senador Eduardo Girão (NOVO) o Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem ao centenário do industrial Edson Queiroz na quarta-feira, dia 9 de abril, às 9 horas.
“O presente requerimento tem o objetivo de homenagear o centenário do grande empresário cearense Edson Queiroz, fundador do Grupo Edson Queiroz que se tornou um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil, com atuação em diversos setores, como energia, comunicação, imóveis e educação”, escreveu Fernanda Pessoa na justificativa da solicitação da sessão solene.
Abril marca o mês de nascimento (12/4) do visionário empresário cearense e também o início oficial das celebrações do seu centenário organizadas pela Fundação Edson Queiroz, instituição mantenedora da Universidade de Fortaleza – Unifor.
Já o senador Eduardo Girão salienta que Edson Queiroz é “símbolo de empreendedor do Ceará, a quem eu tive a oportunidade de conhecer ainda pequeno, porque era amigo do meu pai, Clodomir Girão”.
Trajetória
Nascido em Cascavel/CE no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula.
Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de um acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba-CE. Reconhecido como um homem visionário e à frente de seu tempo, foi o mais importante empresário do Ceará no século XX.
Seu legado se perpetua através do Grupo Edson Queiroz, que atualmente é referência nacional e atua nos segmentos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.
Sua contribuição também se estendeu ao setor educacional. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, dois anos depois, concretizou um de seus maiores projetos: a inauguração da Universidade de Fortaleza (Unifor). Sua visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento social seguem como referência para os setores educacional e industrial.
Além disso, Edson Queiroz foi produtor executivo do filme “O Homem de Papel”, de 1976, dirigido por Carlos Coimbra. A iniciativa buscava promover Fortaleza, sendo filmado inteiramente na Capital cearense e destacando paisagens icônicas como a Beira-Mar, a Leste-Oeste e a Praça do Ferreira.
Mais notícias


Placar 2 x 1
