Educação Superior
Cerca de 72% dos inscritos compareceram no primeiro dia de prova do Enem 2023
Por Redação IN Poder - Em 05/11/2023 às 9:14 PM
Participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Aplicação do exame continuará no próximo domingo, 12. Dados preliminares do balanço do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), neste domingo, 5, mostram que dos 3,9 milhões de inscritos no exame, 71,9% compareceram ao local de prova. A abstenção de 28,1% em 2023 é semelhante a do ano passado que foi de 28,3%.
Os dados foram divulgados em entrevista coletiva pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios. Neste primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que essa edição do Enem teve o resultado positivo de reverter a tendência de queda nas inscrições demonstrada nas últimas avaliações. “Esse ano conseguimos reverter um pouco a tendência que era decrescente das edições do Enem até o ano passado. Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais na comparação com 2022. Isso é um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, realizem a esperança, a construção dos sonhos de fazer a universidade. Também foi a primeira vez que o Nordeste foi a região em que mais tivemos inscritos no Enem”, detalhou o ministro.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou que o balanço deste primeiro dia de prova do Enem 2023 foi positivo. “É motivo de muita alegria para o Inep chegarmos ao final do primeiro dia de provas com um número pequeno de ocorrências e uma participação tão significativa”.
Neste domingo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender a orientações dos fiscais. Os motivos citados contrariam as regras do exame. Outros 905 participantes foram afetados por problemas de logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.
Em relação à segurança do exame, o ministro Camilo Santana afirmou que a Polícia Federal realizou duas diligências neste domingo, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, para apurar casos de divulgação de fotos de caderno de provas do Enem. “A polícia está engajada para identificar e fazer toda a investigação para a gente identificar essa divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas”, disse.
A aplicação do Enem continuará no próximo domingo, 12, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.
Agência Gov