SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA
Chiquinho Feitosa assume vaga de Tasso no Senado Federal, dia 3 de novembro
Por Marcelo - Em 22/10/2021 às 3:26 PM
O presidente do DEM no Ceará, Chiquinho Feitosa, será empossado no Senado Federal no próximo dia 3 de novembro, em substituição ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), de quem é suplente, pelo prazo de quatro meses. Tasso pediu licença à presidência da Casa no dia 15 deste mês.
Chiquinho tem experiência com o jogo político em Brasília, uma vez que já foi deputado federal pelo Ceará. E a responsabilidade que assumirá é grande, uma vez que tomará assento em duas importantes comissões temáticas do Senado – a de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Constituição e Justiça (CCJ).
Pela primeira vez em seus dois mandatos no Senado Federal, Tasso solicitou afastamento temporário, por 120 dias. Ele afirmou que pretende organizar o PSDB no Ceará, bem como colaborar com o pré-candidato tucano à Presidência da República em 2022, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Com a licença de Tasso, Chiquinho Feitosa terá outro grande desafio político, além dos que são impostos pela cadeira que irá ocupar, em Brasília. Isso porque o DEM encontra-se em processo de fusão com o PSL, para formar o União Brasil. E isso o coloca numa disputa direta com o deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE), pelo comando do novo partido no Estado.
Chiquinho Feitosa é um personagem influente no tabuleiro político cearense, apesar de não gostar muito dos holofotes. Entretanto, sua habilidade consegue fazer com que tenha bons relacionamentos com integrantes de outros partidos e, atualmente, tem excelente parceria com o PDT, que tem os irmãos Ciro e Cid Gomes como integrantes de destaque.