Presidente da Comissão no Senado,

Cid Gomes debate Hidrogênio Verde na 16ª edição do TCE Debate

Por Redação IN Poder - Em 25/07/2024 às 8:10 PM

Foto: Divulgação

O senador Cid Gomes (PSB) participou da 16ª edição do TCE Debate, evento que ocorreu nesta quinta-feira, 25, no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, abordando os potenciais e desafios do Hidrogênio Verde. A mesa de debatedores incluiu também o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, e o diretor executivo Jurídico do Complexo do Pecém, Juvêncio Viana. A mediação foi realizada pelo conselheiro corregedor do TCE Ceará, Edilberto Pontes, que é também presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Cid, presidente da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (CEHV), destacou o papel fundamental das energias renováveis no futuro energético. “Precisamos nos preocupar com o futuro e com a energia que utilizaremos. O hidrogênio verde, sendo uma fonte não poluente e com grande potencial energético, se apresenta como a solução ideal. Em termos práticos, o Ceará não tem concorrente no Brasil para essa iniciativa,” afirmou o senador.

O presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, ressaltou a relevância do debate sobre fontes alternativas aos combustíveis fósseis. “Precisamos encontrar soluções sustentáveis, e o Ceará está em uma posição privilegiada para liderar o uso do hidrogênio verde,” comentou. Edilberto Pontes, conselheiro corregedor e idealizador do evento, enfatizou a necessidade de ampliar a discussão sobre o hidrogênio verde. “A regulamentação do hidrogênio verde atende a uma demanda emergente e é essencial debatermos com especialistas atuantes na área.”

Durante sua apresentação, Ricardo Cavalcante explicou o processo de produção do hidrogênio verde e suas aplicações, destacando o potencial do Brasil em energias renováveis. “Com uma matriz energética 83% renovável, o Brasil está em uma posição única para transformar desafios em oportunidades, com inovação, tecnologia e geração de empregos,” assegurou o presidente da Fiec.

Juvêncio Viana, diretor executivo Jurídico do Complexo do Pecém, discutiu o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, uma iniciativa lançada em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fiec. “Esta iniciativa visa reduzir a emissão de gases poluentes e ampliar oportunidades de negócios, impulsionando a economia do Ceará,” afirmou. Viana destacou ainda a importância do debate para o desenvolvimento econômico do estado e parabenizou o Tribunal de Contas pelo evento.

O TCE Debate reuniu autoridades, especialistas e interessados no tema, incluindo o vice-presidente do TCE Ceará, Valdomiro Távora, a conselheira Soraia Victor, o conselheiro substituto Itacir Todero, e procuradores do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará. Também estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente do Estado, Vilma Freire, o secretário chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Aloísio de Carvalho, o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Cialdini, e o deputado federal Eduardo Bismarck.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder