Nesta semana

Cid Gomes diz que vai conversar com Lula sobre filiação ao PT

Por Redação IN Poder - Em 20/11/2023 às 8:30 AM

E9hbuujxeambxnr 16895663

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O senador Cid Gomes – que está de saída do PDT – afirmou que vai conversar com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir os trâmites envolvendo sua possível filiação ao Partido dos Trabalhadores. Na sexta-feira, 17, durante agenda em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que Lula o havia demandado para que ele convidasse Cid e o grupo que o ex-governador lidera para se filiarem ao PT.

A notícia foi “desmentida” pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães. Tanto o diretório nacional quanto estadual do PT também se posicionaram contra a possível filiação de Cid e dos cidistas. Outra opositora é a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

Por outro lado, tanto Camilo quanto o governador do Ceará, Elmano de Freitas, veem com bons olhos os ingressos de Cid e do seu grupo. Caso ocorra, o partido passaria a ter grande representatividade na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde teriam o maior número de parlamentares cearenses nas duas Casas. O PT também se consolidaria como a maior legenda no comandando de prefeituras do Estado.

Os cidistas são formados por 10 deputados estaduais, 4 federais, um senador e 43 prefeitos, o próprio Cid. Também receberam carta de anuência e podem deixar o partido, três suplentes de deputado estadual e dois suplentes de deputado federal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder