8 de Janeiro

Cid Gomes é eleito vice-presidente da CPMI dos Atos Golpistas

Por Redação IN Poder - Em 25/05/2023 às 1:57 PM

Imagem Materia (1)

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Cid Gomes (PDT) será o vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A instalação da comissão ocorreu nesta quinta-feira, 25. Arthur Maia (União Brasil-BA) foi eleito como presidente, já a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) vai ser a relatora. Magno Malta (PL-ES) fecha a lista como 2º vice-presidente.

Alguns parlamentares fizeram questão de ressaltar que não votaram em Cid, bem como nos demais integrantes da composição. O coro foi puxado pelo senador Eduardo Girão (Novo) e endossado por outros senadores e deputados, como André Fernandes (PL). Eles declararam voto público apenas para Arthur. Como retribuição, o ex-governador do Ceará agradeceu “o carinho” que recebeu dos colegas.

Acontece que a CPMI promete ser uma das comissões mais acirradas ideologicamente do Congresso Nacional. A maioria dos parlamentares da oposição vão travar uma batalha para tentar provar que os atos golpistas tiveram participação (ou articulação) do PT. Enquanto que os governistas querem elucidar os financiadores do possível golpe a democracia brasileira.

Cid já adiantou, antes mesmo de ser posicionado como vice-presidente da CPMI, que seu principal objetivo seria identificar as pessoas que possibilitaram e viabilizaram financeiramente o ocorrido no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder