Apoio em Fortaleza
Cid Gomes reconhece aliança do PSB com PDT em Recife como impasse para filiação do grupo
Por Redação IN Poder - Em 19/12/2023 às 2:02 PM
O PSB Ceará foi o partido escolhido pelo grupo de prefeitos liderados pelo senador Cid Gomes (PDT) para ser a próxima legenda dos cidistas. Entretanto, um entrave em Recife relacionado a candidatura de reeleição do prefeito João Campos (PSB) está impedindo que o acordo seja selado.
Durante a reunião realizada em Fortaleza nessa segunda-feira, 18, Cid elencou pontos positivos e negativos tanto do PSB quanto do Podemos, o outro partido que estava sendo cogitado. A sigla socialista, por exemplo, tem grande relevância em Pernambuco e vê a capital como prioridade. Para que Campos permaneça no comando do município, um amplo arco de alianças está sendo costurado e o PDT é visto como peça importante.
Entretanto, a cúpula pedetista só aceita ingressar no palanque de Campos se o PSB apoiar a campanha de reeleição do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). E este é o principal entrave que precisa ser superado por Cid com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
O senador acredita que Campos já possui condições para permanecer no comando do Executivo municipal. E caso o PSB apoie Sarto em Fortaleza, inviabiliza o ingresso do grupo por seria uma movimentação “extremamente contraditória”.
“E como é que o partido que a gente vai, vai apoiar em Fortaleza aqueles que nos colocaram para fora do partido?”, questionou o FG.
Se o impasse vai ser resolvido ou não o tempo dirá. O senador marcou a reunião derradeira para 15 de janeiro. Até lá, articulações em Brasília devem ocorrer. Está em jogo, também, a construção da federação entre PSB e PDT costurada para 2026. Caso os cidistas se filiem ao partido socialista, a parceria entre as siglas não será concretizada.