Energia renovável
Cid Gomes vai presidir comissão especial no Senado para debater políticas de hidrogênio verde
Por Redação IN Poder - Em 15/03/2023 às 12:25 PM
O senador cearense Cid Gomes (PDT) vai presidir Comissão Especial no Senado Federal para debater políticas públicas relacionadas ao hidrogênio verde. A ideia é de que o pedetista esteja no comando da comissão que visa, principalmente, ganho em escala dessa tecnologia. O hidrogênio verde produz energia por meio da eletrólise da água, utilizando energias renováveis sem emitir moléculas de carbono.
Cid afirmou que com a popularização do hidrogênio verde no Brasil, haverá possibilidade de instalar uma rede de produção, ocasionando em uma “alternativa ecologicamente correta”. O Ceará é pioneiro na produção, já tendo gerado a primeira molécula de hidrogênio verde através de projeto piloto localizado no Complexo Termelétrico do Pecém. A planta fica localizada no município de São Gonçalo do Amarante e é a primeira do gênero no Brasil.
“O hidrogênio verde é certamente uma das grandes alternativas para o consumo de gases ou combustíveis que geram carbono e que, portanto, estão contribuindo para o efeito estufa. O hidrogênio é um combustível, mas não gera carbono”, declarou o parlamentar cearense.
Vão compor a comissão os senadores titulares Otto Alencar (PSD-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Fernando Dueire (MDB-PE), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rodrigo Cunha (União Brasil-AL). Como suplentes estarão Ciro Nogueira (PP-PI), Eliziane Gama (PSD-MA) e Eduardo Girão (Novo-CE).