líder do psb ceará
Cid Gomes volta a defender o nome de Izolda Cela para as eleições deste ano
Por Redação IN Poder - Última Atualização 8 de abril de 2024
O senador Cid Gomes (PSB) voltou a defender que a ex-governadora do Estado e atual secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela (PSB), deixe a Pasta do Governo Federal para que ela possa colocar seu nome à disposição visando as eleições 2024.
Uma das ideias de Cid é fazer com que a pessebista seja candidata à Prefeitura de Fortaleza, visto que ele não vê com bons olhos a possibilidade de o PT também comandar o Executivo da Capital.
Desta forma, Izolda apareceria como a opção mais viável para o pleito de outubro, levando em consideração o desejo de Cid. Ela, inclusive, é pessoa próxima do ministro Camilo Santana, e – caso seja escolhida – poderia unificar os partidos que compõem o arco de aliança governista.
Outra possibilidade é de Izolda disputar as eleições em Sobral. O atual prefeito, Ivo Gomes (PSB), está no seu segundo mandato e não pode concorrer à reeleição no município.
“A Izolda é um grande quadro. Eu penso que a Izolda deve estar apta a participar do processo eleitoral. A legislação brasileira estabelece que: quem ocupa cargos de direção, assessoramento, secretário, para se candidatar a vereador, tem que se desincompatibilizar hoje; para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, pode se desincompatibilizar com quatro meses de antecedência nesses cargos maiores”, afirmou o senador.
Cid não falou por qual município Izolda poderia ser opção. Entretanto, quando se filiou ao PSB, Izolda ressaltou que não havia nenhum convite, nem conversas sobre ela ser candidata neste ano.