Decisão adiada para 15 de janeiro
Cidistas decidem se filiar ao PSB e Cid Gomes tem como missão resolver entrave para selar filiações
Por Redação IN Poder - Em 18/12/2023 às 10:05 PM
A reunião do senador Cid Gomes (PDT) com os prefeitos e prefeitas cearenses que integram o grupo liderado pelo FG terminou nesta segunda-feira, 18, sem definição de uma nova sigla. No encontro realizado no LC Corporate, no bairro Meireles, em Fortaleza, foram apresentados dois partidos como opção para que os cidistas deliberassem: o PSB e o Podemos. Entretanto, não houve deliberação derradeira.
Acontece que os gestores, ao analisarem prós e contras, optaram pelo PSB, atualmente presidido no Ceará pelo pai do ministro Camilo Santana, o ex-deputado Eudoro Santana. Entretanto, a legenda tem grande proximidade com o PDT e este é o principal entrave para que os cidistas ingressem em sua totalidade ao partido socialista.
Portanto, sem definição, mas com a aceno positivo para o PSB, uma nova data para definir a próxima sigla do grupo foi agendada para o dia 15 de janeiro. Até lá, Cid deve se reunir com o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, para tentar resolver o empecilho.
É de conhecimento público que o PSB quer o apoio do PDT em Recife, onde o prefeito da cidade, João Campos (PSB), vai buscar reeleição no próximo ano. Os pedetistas, por sua vez, aceitam apoiar a candidatura pessebista se houver reciprocidade em Fortaleza, ou seja, apoiarem a campanha de José Sarto (PDT).
O grupo de Cid, entretanto, não aceita apoiar Sarto em 2024. Eles esperam dar coro à candidatura liderada pela base governista, provavelmente com um candidato do PT como cabeça de chapa. E até o dia 15 de janeiro, o senador vai tentar resolver esses impasses. Caso não seja possível, o Podemos deve retornar ao jogo.