Cláudio Pinho cobra ações dos governos Federal e Estadual para combater a violência no Estado

Por Redação IN Poder - Última Atualização 30 de novembro de 2023

S1mdpp37cjeignhqgksa8nqd5rdhn63fzcmq085f

Foto: Divulgação

O deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta terça-feira, 28, ações conjuntas dos governos Federal e Estadual para combater a violência no Estado. Na avaliação do parlamentar, “talvez seja o momento de uma intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Ceará” para ter ações exitosas que permitam que a população retome seu direito de ir e vir.

Pinho relatou que um jovem de 15 anos morreu, em São Gonçalo do Amarante, após um tiroteio ocasionado por uma ação da polícia contra criminosos. “Começaram os tiros, o cavalo dele fugiu e ele correu. O tiro pegou nas costas, que o levou ao óbito. A família está arrasada, e São Gonçalo comovida. Quem poderá trazer a vida desse jovem que tinha tanto para viver?”, questionou.

De acordo com o deputado, de quinta-feira a domingo, morreram 60 pessoas no Ceará, vítimas da violência, dados que alarmam a situação da segurança pública no Estado. “Todos estão apavorados com a onda de violência que está acontecendo no Ceará. Temos que encontrar uma solução. Estão sendo contratados novos profissionais, mas é preciso investir ainda em inteligência”, disse.

Cláudio Pinho defendeu ainda a aprovação do projeto de lei 1188/23, de sua autoria, que dispõe sobre o saldo do duodécimo da Assembleia Legislativa do Ceará. Segundo ele, o PL sugere a designação de 1/46 avos do saldo do duodécimo do Legislativo estadual por parlamentar, no fim de cada exercício financeiro, para ser incluído no orçamento do Poder Executivo estadual para ser utilizado na forma do Programa de Cooperação Federativa (PCF).

“É para quando tiver uma sobra no orçamento da Assembleia Legislativa, que esse dinheiro possa voltar na forma de PCF, e os colegas puderem indicar para os municípios, para fazer pontes, passagens molhadas, para a saúde, ambulâncias, de um dinheiro que é do próprio Parlamento. É a gente fazendo economia para poder disponibilizar ao povo o que ele quer e precisa”, justificou o parlamentar.

O deputado Sargento Reginauro (União), em aparte, defendeu a aprovação do PL de autoria de Cláudio Pinho, avaliando a matéria como um “fortalecimento da Casa”, dando autonomia e uma resposta efetiva às demandas das bases nos municípios. O parlamentar corroborou ainda com a importância de ações de combate à violência no Ceará. “O problema é sério e grave. Precisamos de uma força-tarefa para esse combate”, disse.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder