Filiação ao PSB

Com bancada reforçada, prioridade do PSB-CE para 2026 é disputa para deputado federal e estadual

Por Marlyana Lima - Em 07/02/2025 às 12:31 PM

Whatsapp Image 2025 02 07 At 11.10.37 (1)

Deputados participam de ato de filiação ao PSB com a presença de figuras nacionais da legenda (Fotos: Douglas Filho)

Uma nova correlação de forças se desenha na política do Ceará. Diante de lideranças nacionais, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, o PSB filiou nessa sexta-feira (7), nove deputados estaduais, sendo oito que saem do PDT, e uma deputada que deixa do PL e mais três suplentes no exercício do mandato parlamentar.

O evento, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, reuniu ainda o presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes, o principal articulador da nova composição do PSB no Estado.

Os novos filiados são os deputados: Romeu Aldigueri, Guilherme Landim, Jeová Mota, Lia Gomes, Marcos Sobreira, Osmar Baquit, Salmito Filho e Sérgio Aguiar (todos vindos do PDT) e Marta Gonçalves (ex-PL). E os suplentes no exercício do mandato: Tin Gomes, Antônio Granja e Guilherme Bismark (todos ex-PDT).

Diante da nova composição do partido e em meio a movimentações visando às eleições de 2026, Cid Gomes falou sobre a importância desse momento e dos planos traçados a partir de agora. “Discussão majoritária (Governo e Senado), nós vamos fazer em 2026. No momento, o que vai tomar a minha atenção, a minha dedicação, o meu tempo, é programar uma quantidade e uma relação de pessoas que concorram à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Essa é a minha prioridade absoluta para o momento”, disse o senador.

Sobre o seu papel nesse xadrez político, o ex-governador deixou em aberto a possibilidade de concorrer a deputado federal no próximo pleito. “Eu não descarto nada. Mas quero colocar em ordem as prioridade”, reforçou.

Cid Gomes frisou ainda que a discussão sobre a disputa ao Governo do Estado e ao Senado terá participação tanto do governador Elmano de Freitas (PT) quanto do ministro Camilo Santana (PT). Citou ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho (PSD); o deputado federal Eunício Oliveira (MDB); e o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa.

“Mais importante que minha candidatura é um projeto pro partido, de fazer uma bancada relevante na Assembleia e na Câmara Federal. Farei tudo que for necessário para que isso aconteça”, completou Cid Gomes.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder