Representatividade

Com Camilo no MEC a sua cadeira do Senado será ocupada por uma mulher

Por anamaria - Em 16/12/2022 às 5:53 PM

Indicado para comandar o Ministério da Educação no governo Lula, o senador eleito Camilo Santana (PT), tem como suplentes duas mulheres; a deputada estadual Augusta Brito, e a ex-secretária de Governo, Janaína Farias, ambas filiadas ao Partido dos Trabalhadores. Caso a articulação com o ex-governador seja efetivada, o Ceará terá uma cadeira no senado ocupada por uma mulher, após uma década.

Janaína Farias (pt) E Augusta Brito (pt). Foto Divulgação.

Janaína Farias (PT) e Augusta Brito (PT). Foto divulgação

Atualmente, o segundo suplente de Cid Gomes (PDT), Júlio Ventura (PDT), ocupa vaga no Senado diante de licença do titular. Entre as três vagas ocupadas, nenhuma é composta por uma representação feminina. Eleita em 2002 com 1.864.404 votos, a atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado Patrícia Saboya, foi a única mulher eleita para a Casa pelo Ceará.

A probabilidade mais provável é de que a primeira suplente, Augusta Brito, assuma o cargo. De acordo com Elmano, que já ventilou a possível ida da deputada para o Senado, embora a movimentação interfira em seus planos, não colocaria quaisquer objeções sobre essa escolha. “É por uma boa missão, eu ficarei feliz”, disse o petista.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder