Costurada para 2026

Com iminente filiação de cidistas ao PSB Ceará, André afirma que federação entre as siglas está comprometida

Por Redação IN Poder - Em 29/12/2023 às 6:38 PM

Whatsapp Image 2023 07 07 At 18.32.20

Foto: Divulgação

Com a iminente filiação de Cid Gomes (PDT) e do grupo que lidera ao PSB Ceará, o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, informou que a federação entre as siglas para as eleições de 2026 está comprometida. Segundo o pedetista, se não houve condições para uma convivência entre as partes dentro do PDT Ceará, o mesmo deve ocorrer numa mesma federação.

“Se efetivamente concretizar a ida do senador Cid e seu grupo para o PSB é um direito deles, mas é um direito do PDT também dizer que não quer mais essa federação. Se não temos condições de convivência dentro do PDT com o grupo do senador Cid, eles estão saindo para outro partido, não teremos condições de conviver numa mesma federação. A federação PDT-PSB estará definitivamente comprometida caso isso se concretize”, aponta em entrevista à rádio O Povo CBN.

Por outro lado, a filiação de Cid e seu grupo ao PSB é condicionada ao controle e independência do partido com relação ao pleito do próximo ano. Desta forma, mediante desejo prévio do presidente estadual da sigla, Eudoro Santana, a legenda deve endossar o palanque da candidatura a ser encabeçada pelo PT.

Cidistas apontam que o assunto já foi superado, resultando no não apoio a candidatura de reeleição de José Sarto (PDT) em Fortaleza. O impasse maior seria em Recife, onde o atual prefeito João Campos (PSB) tem como vice a pedetista Isabella de Roldão. O PSB quer novamente apoio do PDT, mas o partido brizolista deseja, em contrapartida, que os pessebistas apoiem Sarto na Capital.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder