ALTA PERFORMANCE
Comitiva da CBDA visita CFO cearense, que pode ser base internacional da FINA
Por Marcelo - Em 01/04/2022 às 8:06 PM
O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e triatleta, Erick Vasconcelos, recebeu nesta sexta-feira (1) em Fortaleza, a pedido do vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Luiz Fernando Coelho. O intuito da visita técnica foi analisar a possibilidade de ser criada em Fortaleza, no Centro de Formação Olímpica (CFO) uma base internacional da Federação Internacional de Natação (FINA).
Luiz Fernando ficou encantado com o que viu e pretende estreitar as conversas com o Instituto Dragão do Mar, que é a entidade gestora do equipamento, para ver a possibilidade dessa parceria. “Numa reunião em novembro passado com o presidente da FINA, ele disse que pretende instalar uma base na América do Sul e teria escolhido o Brasil. Isso significa que países em desenvolvimento na natação indicariam atletas com potencial de alto rendimento, para realizarem seus treinamentos em nosso País e, quem sabe, aqui no Ceará”, ressaltou.
Para que o local seja escolhido, precisa ter uma infraestrutura de alimentação, hospedagem, piscinas, transporte e, também, educação. “O CFO tem toda essa estrutura, além de salas de musculação, e outros atributos. E existe a parceria com uma universidade da Capital. Esse equipamento é fantástico e tem a possibilidade de oferecer uma base da FINA, para treinamento de atletas de alta performance mundiais, que pode levar o nome do Ceará e do Nordeste para o mundo. Já estive em competições internacionais e o CFO não deixa nada a desejar com relação ao que vi em outros países”, destacou Luiz Fernando.
Além de toda a estrutura para a prática de quase todas as modalidades olímpicas, como ginásio climatizado e com arquibancadas retráteis, piscinas, apartamentos para receber os atletas, cozinha industrial para garantir uma alimentação balanceada, o espaço conta com espaços para musculação, fisiologia do esporte, fisioterapia e muito mais.
“Isso já é colhendo os frutos da visita do vice-presidente do COB, em fevereiro. Ele pretende realizar uma parceria com o Governo do Ceará para formar atletas de alto rendimento, que tenham potencial olímpico, pois ali existem 280 apartamentos e uma estrutura completa. E trazer um grande número de atletas de alto nível para cá, acaba gerando não só o desenvolvimento do esporte, mas também o econômico. Estou unindo o nosso CFO com a entidade que tem toda condição de desenvolver as suas potencialidades, que é o COB, para trazer ainda mais fluxo de atletas para a nossa Capital, pois temos um equipamento de primeiro mundo”, destacou Erick Vasconcelos.