
172 vagas de nível superior
Concurso para Ministério Público da União – inscrições terminam nesta quinta (27)
Por Oceli Lopes - Em 26/02/2025 às 1:35 AM

Edifício-sede da Procuradoria Geral da República em Brasília/DF. Foto: Leobark Rodrigues/Secom/MPF
As inscrições do 11º Concurso Público do Ministério Público da União (MPU) terminam às 16h desta quinta-feira (27). De acordo com o Edital 1/2025, há 172 vagas de nível superior em 35 cargos de técnico e analista (1ª retificação do edital) distribuídas entre os ramos do MPU em todos os estados. As vagas também poderão ser providas na Escola Superior do MPU (ESMPU).
A seleção é válida por dois anos, contados a partir da homologação do resultado no Diário Oficial da União (DOU), e pode ser prorrogada uma vez, por igual período.
Vinte por cento (20%) das vagas estão reservadas para pessoas negras, 10% para minorias étnico-raciais (indígenas, quilombolas, ciganos, povos/comunidades tradicionais) e 10% para pessoas com deficiência. Interessados em participar do concurso devem acessar a página de inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora da seleção.
A taxa de inscrição para o cargo de analista é R$ 120 e para o de técnico R$ 95. Após a confirmação da inscrição pela FGV, o comprovante de inscrição estará disponível no endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/mpu2025. É responsabilidade exclusiva do candidato obter e guardar esse documento. O prazo de solicitação de isenção da taxa para pessoas inscritas no CadÚnico já está encerrado.
Provas
Os candidatos farão provas na capital do estado onde está a vaga para a qual pretende concorrer. Na inscrição, o candidato deve selecionar a UF da vaga que deseja concorrer.
As provas objetiva e discursiva serão realizadas na data provável de 4 de maio. As provas dos cargos de analista serão das 8h às 12h30; de técnico, das 15h às 19h30 (horário de Brasília).
A objetiva será composta por 80 questões, valendo 80 pontos: 30 do Módulo I e 50 do Módulo II do edital. Já a discursiva, valendo 40 pontos, será uma redação de 20 a 30 linhas, em gênero dissertativo-argumentativo.
Todos os candidatos farão provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A exceção é para o cargo de Técnico do MPU/Polícia Institucional, que não exige prova discursiva, mas requer teste de aptidão física e avaliação médica, ambos de caráter eliminatório; e programa de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.
Candidatas e candidatos que concorrerem à reserva de vagas para pessoas com deficiência devem passar por avaliação biopsicossocial. Já os que concorrerem às vagas reservadas para pessoas negras e minorias étnico-raciais passarão por procedimento de heteroidentificação. Esta banca é composta por pessoas capacitadas para verificar a veracidade da autodeclaração dos candidatos às vagas destinadas ao sistema de cotas, de forma a evitar fraudes.
Fonte: MPF.
Mais notícias


EXPORTAÇÕES
