Troca no Parlamento
Confira as mundanças nas lideranças partidárias na Câmara dos Deputados para 2024
Por Redação IN Poder - Em 29/01/2024 às 3:29 PM
A cada ano, a Câmara dos Deputados costuma escolher novos líderes partidários. Porém, em 2024, nem todas as legendas deverão trocar suas lideranças. O PT definiu Odair Cunha (MG) para substituir Zeca Dirceu (PR). Com isso, Cunha passa a liderar a Federação Brasil da Esperança, composta ainda por PCdoB e PV.
O PSB elegeu Gervásio Maia (PB) para o lugar de Felipe Carreras (PE). No PDT, entra Afonso Motta (RS), sai André Figueiredo (CE). O PSOL, que encabeça federação com a Rede Sustentabilidade, ainda não escolheu quem assume o posto de Guilherme Boulos (SP).
Por questões internas e pela eleição da presidência da Câmara em 2025, os principais partidos de centro e de direita devem manter seus líderes. No PL, Altineu Cortes (RJ) permanece. Outros três líderes, de centro, terão mais um ano à frente de suas bancadas: Elmar Nascimento (BA), do União Brasil, Isnaldo Bulhões (AL), do MDB, e Antonio Brito (BA), do PSD.
O republicano Hugo Motta (PB) também deve prosseguir como líder. Assim como Dr. Luizinho (RJ), à frente do PP. E, fechando a lista das principais bancadas, o Podemos vai trocar Fábio Macedo (MA) por Romero Rodrigues (PB), enquanto o PSDB, que está federado com o Cidadania, manterá Adolfo Viana (BA).