Saúde
Consórcio Nordeste volta a recomendar uso obrigatório de máscaras e pede reforço na vacinação contra Covid
Por Viviane Ferreira - Em 29/11/2022 às 3:20 PM
O Consórcio Nordeste voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados ou com a aglomerações. O pedido foi feito no último boletim científico lançado pela organização, e contém uma série de medidas sugeridas a governadores e prefeitos da Região para o combate à pandemia de Covid-19.
Entre as recomendações está a renovação de medidas legais que obriguem “uso de máscaras de boa qualidade em ambientes fechados ou com aglomerações”. Caso os governantes acatem a sugestão de forma integral, o uso de máscara seria obrigatório em locais como transporte público, academias de ginástica, restaurantes, cinemas, teatros, escolas e universidades.
O Consórcio também recomenda a realização de novas campanhas sobre a importância de vacinação; utilização de vacinas para aplicação da 5ª dose em pessoas idosas, além de exigir do Governo Federal a compra de vacinas para as novas variantes; e aumentar a oferta de testes no Sistema Único de Saúde (SUS); providenciar condições de manutenção dos indivíduos em casas de isolamento.
A lista de medidas sugeridas também inclui garantir acesso a medicamentos eficazes, Paxlovid e o Baricitinibe, para tratamento de Covid-19 e com indicações específicas; e divulgar sistematicamente os dados de infectados e óbitos.
Situação no Ceará
Sobre a situação no Ceará, o Consórcio destacou que o número de casos tem crescido e a taxa de contágio tem evoluído para a região de “alto risco”, com um R(t) de 2,4.
No dia 23 de novembro, o Consórcio havia registrado 1246 novos casos de covid-19. Desde o início da pandemia foram confirmados 28.019 óbitos, com uma taxa de letalidade de 2%.
Estado reforça cuidados
No último dia 18 de novembro, o Governo do Estado voltou a reforçar a recomendação para o uso de máscaras em locais fechados no Ceará. O pedido foi feito pela governadora Izolda Cela através das redes sociais
“Diante do cenário, que exige muita prudência, o Comitê recomenda o uso de máscaras em locais fechados e de aglomeração, como nos transportes coletivos, assim como maior atenção para as pessoas que possuem alguma comorbidade”, escreveu Izolda no Twitter.