deputado cearense

Danilo Forte alerta sobre riscos aos cabos de fibra óptica caso usina de dessalinização seja instalada na Praia do Futuro

Por Redação IN Poder - Em 26/09/2023 às 6:00 PM

Img20230517155547484

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Em evento realizado nessa segunda-feira, 25, em Fortaleza, o deputado federal Danilo Forte (União Brasil) demonstrou preocupação com a possibilidade de a usina de dessalinização ser instalada na Praia do Futuro, na Capital. Para o parlamentar cearense, caso o equipamento venha a ser posicionado na localidade, haverá grandes prejuízos para os cabos de fibra óptica que estão na região, fato que prejudicará a conectividade do Brasil e da América Latina.

Danilo ressalta que “dessalinizar a água no Ceará é uma necessidade indiscutível”, mas isso precisa acontecer sem que gere insegurança para os “cabos de dados cruciais que atravessa a Praia do Futuro”. E conforme o parlamentar, o que não falta no Ceará e em Fortaleza “é mar”, sendo assim a usina de dessalinização poderia ser alocada em outros pontos da orla fortalezense, como depois da Foz do Cocó, na Barra do Ceará ou até mesmo no Pecém.

“O Brasil não pode se isolar do resto do mundo. E qualquer risco para esta área, o prejuízo pode ser muito grande para todos nós. Tirar essa usina (da Praia do Futuro) não vai trazer nenhum prejuízo para ela e vai manter a segurança que esse cabeamento internacional precisa ter”, afirmou o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.

Atualmente, Fortaleza possui 17 cabos de fibra óptica posicionados na Praia do Futuro, destes cinco estão para ser “renovados” e mais três devem ser instalados nos próximos meses, segundo Danilo. E por conta da insegurança que a usina de dessalinização traria, o deputado aponta para a possibilidade de não haver mais renovação dessas concessões.

“Será que vão renovar com essa insegurança? Acho eu que não. Então, diante desse fato, é necessário preservar a Praia do Futuro e manter o Ceará como grande HUB do cabeamento internacional de dados”, complementou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder