Comissão Parlamentar
Danilo Forte cita ex-atletas do Ceará com suspeita de manipulação de resultados na abertura da CPI das Apostas Esportivas
Por Redação IN Poder - Em 18/05/2023 às 5:45 PM
O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) mencionou nesta quarta-feira, 17, que o Ceará Sporting Club pode ter sido prejudicado na Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado por conta da manipulação de resultados. Isto porque a Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, elencou jogadores que estavam envolvido com o esquema, e entre os nomes estavam dois atletas do Alvinegro.
O lateral-direito Nino Paraíba e o volante Richard integravam a equipe de Porangabuçu na temporada passada, mas deixaram o time após o rebaixamento do Vovô para a Segundona. E depois de terem seus nomes postos na lista de suspeitos de participação no esquema de manipulação de resultados, ambos os atletas foram suspensos dos seus atuais clubes América-MG e Cruzeiro-MG, respectivamente.
“Ninguém encontrou uma justificativa fácil para o Ceará ter terminado de forma tão humilhante rebaixado. E quando começaram a aparecer as denúncias da manipulação dos resultados, nós já temos dois jogadores que jogaram no elenco do Ceará no ano passado figurando sob suspeitas de manipulação, a serviço da jogatina”, iniciou o parlamentar.
Danilo considera o caso algo que “macula” e “deturpa” o sentimento de brasilidade, especialmente por conta de o futebol mexer com o “coração” e a “paixão dos brasileiros”. Durante pronunciamento na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Resultado em Partidas de Futebol, o parlamentar falou sobre a importância de apurar as questões de forma precisa, para que seja possível construir a transparência no esporte por meio da responsabilização de possíveis atos.
“Nós vamos ter condição de construir uma transparência e uma responsabilização sobre aquilo que nos maltrata e nos machuca muito. Quantos brasileiros que vivem com um salário mínimo e fazem as suas economias para pagarem o sócio torcedor? Para poderem ir para o estádio? A alegria mais popular, a festa mais participativa e democrática que nós temos é uma vitória num campeonato de futebol, quando as praças esportivas se transformam no palco da alegria do nosso povo, um povo tão sofrido. E que, com tantas dificuldades que atravessam, têm no futebol esse calor.”, mencionou.
“E eu não tenho dúvidas, que com certeza, constatada a veracidade dos fatos que estão sobre arguição, sobre inquisição, que nós poderemos fazer a partir dessa CPI, pode trazer a transparência e pode dar não sentimento de revanchismo, mas de tranquilidade. O que a gente pode a partir daí evoluir para ter uma legislação mais punitiva, e que seja mais assertiva na valorização do futebol brasileiro”, finalizou o deputado cearense.