Candidato em São Paulo

Datena afirma que não apoiará Boulos nem Nunes e reconhece desempenho insatisfatório em debate

Por Redação IN Poder - Em 13/08/2024 às 1:26 PM

172317463266b58ee8df94c 1723174632 3x2 Lg

Foto: Divulgação / Band

O comunicador José Luiz Datena (PSDB), candidato à Prefeitura de São Paulo, declarou na segunda-feira, 12, que não oferecerá apoio a nenhum dos possíveis adversários no segundo turno, Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Ricardo Nunes (MDB). Datena também admitiu que sua estreia em debates, ocorrida na última quinta-feira, 8, na Band, não atendeu suas expectativas.

O candidato tucano, que expressou confiança em sua vitória, destacou que suas visões são incompatíveis com as de Boulos e do PT, partido do qual foi membro por mais de duas décadas. Em entrevista ao programa Roda Viva, Datena afirmou: “Não tenho intenções de apoiar Boulos no segundo turno, e não há necessidade de discutir o apoio a Ricardo Nunes”.

Durante o debate na Band, Datena se destacou pela tentativa de se posicionar como uma alternativa à polarização, mas sua relação anterior com Boulos, sugerida por um vídeo vazado em abril do ano passado, gerou controvérsias. Embora tenha colaborado com o psolista anteriormente, Datena agora afirma que suas ideias são divergentes.

“Minhas convicções são diametralmente opostas às de Boulos e ao PT. Muitos dizem que eu mudo de partido, mas estive no PT por 20 anos, e saí quando surgiram casos como o Mensalão e o Petrolão”, afirmou Datena, que deixou o PT em 2015.

O candidato também criticou seu desempenho no debate, reconhecendo que subestimou o formato e a dinâmica do evento. “Achei que, por ser um bom apresentador, teria um desempenho superior. No entanto, não fui bem e reconheço que precisei de mais preparo”, disse Datena.

Datena voltou a questionar a gestão de Ricardo Nunes, mencionando suspeitas de envolvimento com fraudes e o Primeiro Comando da Capital (PCC), embora tenha evitado fazer acusações diretas. “É difícil acreditar que o prefeito não esteja ciente das irregularidades. Ele pode, no mínimo, ser refém do PCC ou temer suas ações”, opinou.

O candidato também enfrentou críticas pela falta de especialistas em sua equipe de campanha e pela escolha de um vice, José Aníbal, em detrimento de uma vice mulher. Datena justificou a escolha por falta de tempo para analisar currículos, prometendo incluir mais mulheres em sua administração.

Datena revisou recentemente sua declaração sobre o Senado, afirmando agora que pretende se dedicar ao mandato de prefeito caso eleito. Ele também garantiu que seu governo não aceitará indicações políticas para as subprefeituras e que buscará candidatos com conhecimento local.

Sobre propostas de habitação, Datena sugeriu a desapropriação de terrenos para construção de prédios populares, com isenção de impostos para as construtoras que contratem mão de obra local. Ele também se posicionou contra a reeleição, criticando a gestão atual e prometendo devolver recursos da Prefeitura para o público em políticas públicas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder