Diálogo e Altivez

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela segunda vez

Por Oceli Lopes - Em 01/02/2025 às 7:54 PM

Senador Davi Alcolumbre é parbenizado por Rodrigo Pacheco e se senadoe Weverton Rocha Marques de Sousa. Foto Geraldo Magela Agência Senado

Alcolumbre é parabenizado pelos senadores Weverton Rocha e Rodrigo Pacheco. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi escolhido na tarde deste sábado (1º) como novo presidente do Senado até fevereiro de 2027. Davi foi eleito durante votação em primeiro turno, com um total de 73 votos. Ele sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu a Casa nos últimos quatro anos. Esta é a segunda vez que Davi ocupa o cargo. Ele comandou a Casa, pela primeira vez, entre 2019 e 2021.

Na disputa, Davi derrotou outros dois candidatos: o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) que obteve quatro votos e o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) que também recebeu 4 votos.

Davi Alcolumbre, no seu discurso, classificou-se como um defensor “intransigente” do diálogo, da construção coletiva e de soluções compartilhadas. Ele ressaltou que o Brasil ainda enfrenta ecos de intransigência e intolerância e que, por isso, é necessário reconstruir pontes e lembrar que adversários são parceiros no debate democrático.

“Pretendo conduzir o Senado com altivez, sabedoria e calma, mas também firmeza e independência. O relacionamento entre os Poderes, embora regido pela Constituição, tem sido testado por tensões e desentendimentos. Não há futuro sem diálogo, respeito e democracia forte”, reforçou.

A nova Mesa Diretora do Senado está assim composta:

Presidente, Davi Alcolumbre (UB-AP);

1º Vice-presidente, Eduardo Gomes (PL-TO);

2º Vice-presidente Humberto Costa (PT-PE);

1º Secretaria, Daniella Ribeiro (PSD-PB);

2ª Secretaria, senador Confúcio Moura (MDB-RO);

3ª Secretaria, Ana Paula Lobato (PDT-MA);

4ª Secretaria, Laércio Oliveira (PP-SE).

Foram eleitos suplentes os senadores: Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB-RN) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Fonte: Agência Senado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder