Na Alece:
Deputado cearense é alvo de investigação sobre esquema envolvendo agiotagem e assessores
Por Redação IN Poder - Em 20/01/2025 às 5:29 PM
O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou, nesta segunda-feira, uma nova etapa da operação “Simulatio”, que investiga um deputado estadual por suspeita de desvio de salários de assessores para pagar dívidas com um agiota. A ação, conduzida pela Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Maracanaú. O parlamentar não teve o nome revelado.
Conforme as apurações, o esquema envolvia a contratação de assessores indicados pelo agiota, que repassavam parte de seus vencimentos para quitar débitos do deputado. De acordo com o MPCE, o parlamentar fazia empréstimos ao advogado, identificado como agiota, e oferecia cargos em seu gabinete para viabilizar o repasse. Equipamentos eletrônicos, documentos e outros materiais foram apreendidos e serão utilizados na continuidade das investigações.
A operação, que já teve sua primeira fase realizada em 2023, agora se concentra no núcleo operacional do esquema. O nome “Simulatio” faz referência à prática de manutenção de funcionários fantasmas, que simulavam exercer funções na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) enquanto atuavam apenas como intermediários financeiros.