Núcleo Socioambiental

Desembargadora Nailde apresenta relatório anual de sustentabilidade

Por Oceli Lopes - Em 02/04/2025 às 5:46 PM

Nailde Pinheiro, Heráclito Vieira De Sousa Neto,

Servidor Marcelo Braga, desembargadora Nailde Pinheiro e presidente, Heráclito Vieira de Sousa Neto. Foto: Gean Rocha

O Relatório Anual de Desempenho da Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), referente ao ano de 2024, foi apresentado, terça-feira (01), à Presidência do Poder Judiciário estadual pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Socioambiental e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJCE.

Entre os destaques estão: redução do consumo de água e energia elétrica, mesmo com o aumento das atividades presenciais; além da diminuição do uso de copos descartáveis, resmas de papel e impressões, demonstrando o êxito das ações de digitalização, campanhas de conscientização e adoção de práticas sustentáveis.

“Realizamos esse trabalho voltado à sustentabilidade em todas as comarcas do Ceará. Além do trabalho de redução de danos ambientais, fizemos campanhas de distribuição de mudas, visitamos a creche do TJCE para incentivar as crianças a plantarem árvores e desenvolverem hortas, realizamos exposição sobre o mangue, feira de artesanato feito com materiais recicláveis ou reaproveitáveis, entre outras ações”, disse a desembargadora Nailde Pinheiro.

O trabalho vai continuar: “Repetiremos rotineiramente essas iniciativas para explorar a conscientização das pessoas, assim como estamos trabalhando arduamente para conseguirmos capacitações sobre essa temática”, destacou a desembargadora Nailde.

Na ocasião, foi apresentado o Plano de Descarbonização do TJCE, elaborado pela Secretaria de Administração e Infraestrutura (SEADI), que visa alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

Semana do Meio Ambiente

Outro ponto abordado foi o planejamento da Semana do Meio Ambiente, prevista junho de 2025, com programas de capacitação, palestras educativas e de conscientização ambiental a respeito do tema, entre outras atividades.

Ao finalizar a reunião, o presidente do TJCE ressaltou a importância do engajamento da Justiça cearense em iniciativas que beneficiem toda a sociedade.

“Estamos inteiramente abertos e disponíveis para apoiar todas as ações que promovam a sustentabilidade dentro e fora do Poder Judiciário. Esse apoio se estende também às demais comissões e temáticas que compõem a estrutura do TJ, sejam elas voltadas à cidadania, à inclusão, à inovação, ao direito da mulher ou a qualquer outro eixo que busque transformar positivamente a nossa sociedade. Por meio da união de esforços avançaremos com responsabilidade e eficiência diante dos desafios”, enfatizou o desembargador Heráclito Vieira.

Com informações do TJCE.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder