PRAIA DO FUTURO

Dessal Ceará deve ser deslocada para evitar transtornos à rede de telecom

Por Marcelo - Em 10/06/2024 às 6:31 PM

A construção da Usina de Dessalinização do Ceará (Dessal Ceará) terá mais um capítulo na história que vem se desenrolando há dois anos e, por decisão do governador Elmano de Freitas, deverá ser deslocada de 500 a 1.000 metros do terreno onde estava prevista a sua instalação. Isso para afastar a estrutura da área na qual existe a chegada dos cabos submarinos de fibra óptica vindos dos Estados Unidos, Europa e Angola.

Terreno da usina de dessalinização dará lugar a um Centro Tecnológico

As empresas de telecomunicações ali instaladas estavam reclamando que a instalação da Dessal Ceará no local previamente escolhido, poderia trazer problemas para a infraestrutura digital ali existente que poderia, inclusive, gerar um blackout na internet brasileira. Isso porque todos os cabos entram por Fortaleza, numa estação situada na Praia do Futuro.

No local onde seria construída a Dessal Ceará, será instalado um Centro Tecnológico, que tem mais aderência à infraestrutura de telecom – data centers e estação de cabos submarinos – que já existe no entorno. Inclusive, com uma integração ao futuro campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que será instalado em Fortaleza.

O amplo espaço deverá ser utilizado como uma espécie de Hub de Telecomunicações, criando um ambiente propício para facilitar a atração de empresas na área de tecnologia; servir como um local para o desenvolvimento e encubação de startups, além de possibilitar a formação de mão de obra qualificada  para o setor.

O deslocamento da Dessal Ceará, de acordo com empresas que atuam na área de telecom, seria para evitar transtornos provocados pela instalação de tubulações para a captação da água do mar e também pela trepidação gerada pelas bombas que serão utilizadas no processo de retirada do sal da água, que será captada na Praia do Futuro.

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News