Grande Potencial Econômico

Dia Nacional do Turismo: Ceará celebra data com aumento de números ligados ao setor no estado

Por Deusdedit Neto - Última Atualização 13 de maio de 2024

Pedra Furada Jericoacoara

Foto: Divulgação

No próximo dia 8 de maio, celebra-se o Dia Nacional do Turismo, uma data oficializada em 2012 pela Lei Federal nº 12.625. No Ceará, o turismo é um dos pilares da economia e, em 2024, já demonstra um desempenho impressionante, superando até mesmo os números registrados antes da pandemia, conforme revelam dados da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

Segundo a Setur, o estado já superou o período pré-pandemia em número de empresas prestadoras de serviços turísticos. Apenas no primeiro trimestre de 2024, foram registradas 1.620 novas empresas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), representando um aumento de 99,26% em relação a 2019 e 37,8% em relação ao ano anterior.

Fernando Elpídio, mestre em Gestão de Produtos Turísticos e diretor da Nova Letra Eventos Criativos, explica que há três principais pilares da atividade turística: economia, estrutura e promoção. “A estrutura viária, segurança, limpeza e posicionamento de imagem também contam bastante para a atividade turística. Vale ressaltar que a promoção de eventos potencializa a vivência do viajante no destino, aumentando toda a bagagem de experiências como festivais culturais, atividades esportivas e gastronômicas que podem tornar a viagem inesquecível.”,

Além disso, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Fortaleza, relata um recorde de voos internacionais no primeiro trimestre de 2024, com mais de 100 mil passageiros registrados em aproximadamente 550 pousos e decolagens internacionais na capital cearense, superando os números de 2023.

Para Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, o turismo é uma indústria de grande porte que gera emprego, renda e oportunidades, impulsionada pelas belezas naturais do estado. Investimentos em promoção e diálogo com companhias aéreas são fundamentais para facilitar o acesso dos turistas, e novos voos estão programados para fortalecer ainda mais o setor.

“É importante destacar que enfrentamos o desafio de mostrar ao mundo todo o potencial turístico do estado do Ceará, por isso investimos em promoção e mantemos diálogo com companhias aéreas para facilitar o acesso dos turistas. Em julho, teremos um voo inédito para o aeroporto regional de Quixadá e, em fevereiro passado, conquistamos a frequência Juazeiro-Brasília”, destaca Yrwana.

Outro segmento que impulsiona a atividade turística é o turismo dos ventos, com destaque para o kitesurf. Esta modalidade atrai turistas interessados em praticar o esporte nas praias cearenses e contribui para a transformação social das comunidades locais. Um exemplo é Camocim, que experimentou um crescimento significativo no Produto Interno Bruto (PIB) devido ao aumento do turismo relacionado ao kitesurf.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder