Sem vacinação

Domingos Neto celebra portaria do Ministério da Agricultura que colocou Ceará livre da febre aftosa

Por Redação IN Poder - Em 02/05/2024 às 7:19 PM

Whatsapp Image 2024 02 26 At 10.30.35

Foto: Divulgação

O deputado federal Domingos Neto (PSD) celebrou a publicação da portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária no dia 30 de abril que incluiu o Ceará na lista de estados livres da febre aftosa sem vacinação.

Conforme o parlamentar, ele foi o responsável por articular uma reunião entre o ministro Carlos Fávaro (da Agricultura e Pecuária) e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), para tratar sobre o assunto. O encontro ocorreu no dia 10 de abril e o Estado obteve a antecipação da vacina e a publicação da portaria.

“Quero agradecer muito ao ministro Carlos Fávaro, por toda dedicação de tornar o Ceará livre da febre aftosa, e que o governo do Ceará, o governador Elmano, o ministro Haddad, junto com o Ministério da Agricultura, estamos trabalhando forte para que o Estado fique de vez da febre aftosa”, declarou o parlamentar por meio de suas redes sociais.

Saiba mais

O Ceará alcançou uma importante conquista para seus produtores, sendo reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como um dos 22 estados brasileiros livres de febre aftosa sem vacinação. Essa decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), é fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, municípios, secretarias, sindicatos rurais e instituições do setor.

Apesar do status alcançado, os produtores que já vacinaram seus animais devem declarar a vacinação até 15 de maio, para que o estado atinja a meta mínima de 90% do rebanho vacinado, requisito para o reconhecimento internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal. Essa declaração pode ser feita virtualmente pelo site da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará ou presencialmente nos escritórios locais da Agência.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder