DISCURSO FORTE
Donald Trump assume mandato e anuncia políticas para imigração, energia e defesa
Por Marcelo Cabral - Em 20/01/2025 às 5:02 PM
O presidente Donald Trump, ao reassumir a Casa Branca nesta segunda-feira (20) para o segundo mandato, fez seu primeiro discurso oficial delineando prioridades de governo. Entre os principais temas abordados destacou a intenção de retomar o controle do Canal do Panamá, ampliar o combate à imigração ilegal e implementar uma nova estratégia energética para os Estados Unidos. Também anunciou a decisão de renomear o Golfo do México como Golfo da América, em um movimento que ele descreveu como simbólico de “uma nova era de soberania nacional”.
Trump declarou que irá instaurar uma emergência nacional de energia, retomando em larga escala a exploração de fontes não renováveis, como petróleo e gás. Segundo ele, essa medida é necessária para fortalecer as reservas estratégicas do país e garantir a competitividade industrial. “Precisamos de uma política energética que priorize nossa força e independência“, afirma. E prometeu também revogar obrigações de cunho ambientalista em favor de veículos elétricos, de forma a manter o compromisso com as montadoras de veículos com motores à combustão.
Imigração ilegal
O presidente reiterou seu compromisso em combater a imigração ilegal, especialmente na fronteira com o México. “Toda entrada ilegal será imediatamente impedida, e milhões de imigrantes ilegais serão devolvidos aos seus países de origem. Vamos restabelecer a política do ‘fique no México’ e implementar a lei de prender e deportar”, declara.
Trump anunciou que tropas serão enviadas à fronteira Sul para reforçar a segurança e que designarão os cartéis (de drogas) como organizações terroristas internacionais. Além disso, disse ser necessária a reativação de uma legislação de 1708 para utilizar todas as forças de segurança pública no combate a gangues criminosas em cidades americanas.
“Como comandante chefe, não há responsabilidade maior do que defender nossa nação contra ameaças e invasões. Vamos agir em um nível nunca antes visto”, enfatizou Trump, reafirmando sua determinação em proteger os cidadãos americanos.
Outras ações
Um dos trechos mais marcantes do discurso foi a proposta de retomada do Canal do Panamá, obra originalmente construída pelos Estados Unidos e cedida àquele país, ao custo de 38 mil vidas perdidas durante sua construção. “Depois disso, fomos tratados de forma cruel, após oferecermos esse presente que jamais deveria ser dado. O espírito desse presente foi totalmente violado, com sobretaxas aos navios americanos. Não fomos tratados de forma justa, sobretudo pela China, que opera o canal. Por isso, vamos tomá-lo de volta”, promete.
O presidente também destacou o fortalecimento das forças armadas como prioridade de sua gestão, prometendo transformá-las na maior potência militar da história. “Teremos a maior força armada que o mundo já viu”, afirma. “Os Estados Unidos voltarão a ocupar o seu lugar como a nação mais poderosa e respeitada do mundo“, ressalta, enfatizando a necessidade de agir com “coragem, vigor e vitalidade”.
Mensagem final
Encerrando o discurso, o presidente norte-americano pediu unidade e determinação aos americanos. “É hora de agirmos como as maiores nações da história: com coragem e propósito. Nosso futuro será construído sobre os valores e princípios que fizeram dos Estados Unidos uma força de liderança global“, conclui Donald Trump.