DISCURSO FORTE

Donald Trump assume mandato e anuncia políticas para imigração, energia e defesa

Por Marcelo Cabral - Em 20/01/2025 às 5:02 PM

O presidente Donald Trump, ao reassumir a Casa Branca nesta segunda-feira (20) para o segundo mandato, fez seu primeiro discurso oficial delineando prioridades de governo. Entre os principais temas abordados destacou a intenção de retomar o controle do Canal do Panamá, ampliar o combate à imigração ilegal e implementar uma nova estratégia energética para os Estados Unidos. Também anunciou a decisão de renomear o Golfo do México como Golfo da América, em um movimento que ele descreveu como simbólico de “uma nova era de soberania nacional”.

Donald Trump realizou um forte discurso nesta segunda-feira em Washington                                                        Foto: Reprodução Facebook

Trump declarou que irá instaurar uma emergência nacional de energia, retomando em larga escala a exploração de fontes não renováveis, como petróleo e gás. Segundo ele, essa medida é necessária para fortalecer as reservas estratégicas do país e garantir a competitividade industrial. “Precisamos de uma política energética que priorize nossa força e independência“, afirma. E prometeu também revogar obrigações de cunho ambientalista em favor de veículos elétricos, de forma a manter o compromisso com as montadoras de veículos com motores à combustão.

Imigração ilegal

O presidente reiterou seu compromisso em combater a imigração ilegal, especialmente na fronteira com o México. “Toda entrada ilegal será imediatamente impedida, e milhões de imigrantes ilegais serão devolvidos aos seus países de origem. Vamos restabelecer a política do ‘fique no México’ e implementar a lei de prender e deportar”, declara.

Trump anunciou que tropas serão enviadas à fronteira Sul para reforçar a segurança e que designarão os cartéis (de drogas) como organizações terroristas internacionais. Além disso, disse ser necessária a reativação de uma legislação de 1708 para utilizar todas as forças de segurança pública no combate a gangues criminosas em cidades americanas.

Como comandante chefe, não há responsabilidade maior do que defender nossa nação contra ameaças e invasões. Vamos agir em um nível nunca antes visto”, enfatizou Trump, reafirmando sua determinação em proteger os cidadãos americanos.

Outras ações

Um dos trechos mais marcantes do discurso foi a proposta de retomada do Canal do Panamá, obra originalmente construída pelos Estados Unidos e cedida àquele país, ao custo de 38 mil vidas perdidas durante sua construção. “Depois disso, fomos tratados de forma cruel, após oferecermos esse presente que jamais deveria ser dado. O espírito desse presente foi totalmente violado, com sobretaxas aos navios americanos. Não fomos tratados de forma justa, sobretudo pela China, que opera o canal. Por isso, vamos tomá-lo de volta”, promete.

O presidente também destacou o fortalecimento das forças armadas como prioridade de sua gestão, prometendo transformá-las na maior potência militar da história. “Teremos a maior força armada que o mundo já viu”, afirma. “Os Estados Unidos voltarão a ocupar o seu lugar como a nação mais poderosa e respeitada do mundo“, ressalta, enfatizando a necessidade de agir com “coragem, vigor e vitalidade”.

Mensagem final

Encerrando o discurso, o presidente norte-americano pediu unidade e determinação aos americanos. “É hora de agirmos como as maiores nações da história: com coragem e propósito. Nosso futuro será construído sobre os valores e princípios que fizeram dos Estados Unidos uma força de liderança global“, conclui Donald Trump.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder