Ensino Superior
Durante visita a Uninta em Fortaleza, Camilo Santana diz que MEC está discutindo recriar programa de expansão de univerisades
Por Redação IN Poder - Em 25/08/2023 às 6:22 PM
Em visita ao Polo Fortaleza do Centro Universitário Inta (Uninta), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Governo Lula (PT) está avaliando a recriação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O programa esteve presente no segundo mandato lulista na República, em 2007, e – entre outras ações – foi responsável pelo aumento do número de campi universitários, além da criação de novas instituições de ensino superior público por todo o território brasileiro. “Estamos discutindo”, afirmou o ministro durante agenda em Fortaleza.
Estiveram presentes a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB); o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT); o deputado federal, Moses Rodrigues (União Brasil); o chanceler e deputado estadual, Oscar Rodrigues (União Brasil) e o reitor, Daniel Melo Spíndola, entre outras autoridades.
Compromissos
Por falar em agenda, Camilo Santana vai participar de uma série de compromissos no Ceará nos próximos dias. Além de ter visitado as instalações da Uninta na Capital, neste mesmo dia, o ministro vai acompanhar a posse do novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, na Concha Acústica, no bairro Benfica, evento que deve contar com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Já neste sábado, 26, o petista deve acompanhar a posse do ex-deputado estadual, Eudoro Santana, – seu pai – como presidente do PSB no Ceará, compromisso que vai marcar também a filiação de pelo menos dez prefeitos cearenses ao partido, entre eles Vitor Valim (Caucaia), Nezinho Farias (Horizonte) e Átila Câmara (Maranguape).
Por fim, na segunda-feira, 28, ao lado de Elmano, Camilo vai formalizar a adesão do Ceará às agendas presentes no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e do programa Escola em Tempo Integral, todas do Governo Federal.
Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o Ministro explicou como as intervenções vão ocorrer em território cearense. “No Ceará, como em todo o Brasil, [as obras da Educação Básica] estão sendo retomadas e o governo está garantindo os recursos, atualizando os preços pelo Índice Nacional da Construção Civil. Então, se o valor da obra era de cinco anos atrás, ele vai ser corrigido, para permitir e garantir que essas obras possam ser entregues em todo o Brasil”, pontuou.