
Fruto da União Política
“É um momento histórico. Este Hospital é um sonho que se concretiza”, diz Elmano
Por Oceli Lopes - Em 19/03/2025 às 10:24 PM

Descerramento da placa de inauguração do Hospital Universitário do Ceará. Foto: Hiane Braun/Gov. CE
A história da saúde pública no Ceará avança para um novo capítulo com a abertura dos serviços do Hospital Universitário do Ceará (HUC), inaugurado, em Fortaleza, pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, 19, Dia de São José, feriado estadual em homenagem ao padroeiro do Ceará.
Na solenidade estiveram presentes, ao lado do presidente Lula (PT), o governador Elmano de Freitas (PT); o prefeito da Capital, Evandro Leitão (PT), o ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana, e outras autoridades representando os três governos: federal, estadual e municipal.
Para o presidente Lula, o Hospital Universitário do Ceará representa um SUS forte, eficiente e humanizado. “O lema para a saúde no Ceará tem que ser melhorar sempre, piorar nunca! Porque o nosso povo merece o melhor. Eu só tenho uma missão neste país, é provar que ninguém quer comer mal, se vestir mal, morar mal ou ter uma saúde de péssima qualidade. Quem trabalha na saúde merece todo o nosso respeito, porque sem eles não seríamos muita coisa. O SUS estava muito desacreditado, aí veio a pandemia, e quem salvou este País foi o SUS”, disse Lula, acrescentando que gostaria de vir ao Ceará no próximo ano para pedir votos para Elmano.
Emocionado, o governador Elmano de Freitas destacou que o HUC é resultado da união e fruto de uma decisão política. O projeto foi idealizado ainda em meio à pandemia da covid-19, que no Brasil teve início em março de 2020.
“É um momento histórico para o povo cearense. Esse Hospital foi um sonho que se concretiza. Eu agradeço ao povo cearense, parceiros e servidores e operários, que contribuíram com esse Hospital. Nós começamos esse projeto político com os Hospitais Regionais e, neste momento, é muito importante para termos a clareza que esse é o maior hospital público da nossa história”, lembrou o governador.

Área interna do Hospital Universitário do Ceará. Foto: Hiane Braun/Gov.Ce
O ministro da Educação, Camilo Santana, governador à época do início da construção do HUC, também compartilhou da emoção de ver o Hospital pronto para receber os cearenses.
“Hoje é um dia muito especial para mim. Com a coragem, com os profissionais de saúde, naquele momento [pandemia da covid-19] começou o sonho de construir o maior hospital público do Ceará. Esse Hospital é 100% SUS, é também o primeiro hospital universitário do Estado, e será para o ensino e pesquisa com o que há de melhor”, ressaltou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o HUC começa com a missão de reduzir o tempo de espera do atendimento especializado no Sistema Único de Saúde – SUS.
“Com os recursos adicionais que o Ministério da Saúde começa a colocar a partir de hoje, para funcionamento das cirurgias e atendimentos, este Hospital vai fazer transplantes que poucos Hospitais do Brasil fazem”, disse.
Padilha acrescentou que a parceria com o Governo Federal também se estende a investimentos para o Instituto Doutor José Frota (IJF) e o Hospital da Mulher, da rede municipal de saúde de Fortaleza.
O prefeito Evandro Leitão disse: “Esse alinhamento agora está se consolidando através de uma relação respeitosa e uma abertura com o Estado do Ceará, especialmente com Fortaleza. É dessa gratidão que o meu coração está cheio. Essa obra [do HUC] é um orgulho para todos nós cearenses e nordestinos”.
Com informações do Gov.CE.
Mais notícias


APLICATIVO CHINÊS
