SEMINÁRIO EM BRASÍLIA
Eduardo Bismarck afirma que inovação é fundamental no ambiente educacional
Por Marcelo - Em 13/05/2024 às 5:45 PM
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), destaca a importância da inovação no ambiente de ensino durante o seminário ‘Novas tecnologias da educação’. “Inserir essas tecnologias nas escolas e no Ensino Superior não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Elas têm um papel vital na transformação do ambiente educacional”, afirma.
O debate aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, paralelamente à exposição homônima, montada no Espaço Mário Covas (Anexo II). O seu objetivo principal foi conscientizar as lideranças políticas sobre a importância dessas inovações para garantir a inclusão dos brasileiros a um ensino superior de qualidade.
“Estamos diante de uma era em que a habilidade de adaptar-se e utilizar a tecnologia é essencial para o sucesso acadêmico e profissional dos nossos jovens. Portanto, é dever do poder público e de toda a sociedade garantir o acesso equitativo a essas ferramentas, capacitando nossos estudantes para os desafios do século XXI“, explica o parlamentar.
Além de Eduardo Bismarck, participaram da discussão a professora Elizabeth Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares; e os professores Dr. Ricardo Moraes, da Afya Educacional; Ricardo Tiecher, diretor de Inovação e Produtos Digitais da Yduqs; Carlos Longo, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED) e reitor da Universidade Católica de Brasília, além de Janes Tomelin, vice-presidente Acadêmico da Vitru Educação.
A FPeduQ
A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas relevantes.
O setor particular de ensino nacional é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% dos estudantes matriculados no ensino básico.